Imobiliária Nova Capital se lança no mercado de franquias com modelo enxuto e plano de expansão que prevê 150 unidades abertas até dezembro de 2019. Modelo foi formatado pensando para atender corretores independentes e imobiliárias que desejam crescer de forma estruturada para brigar com as líderes regionais.
Nascida em Sinop, no Mato Grosso, a Nova Capital é um projeto do empresário Rafael Bussolaro, que em 2014 viu uma oportunidade de expandir seus negócios no ramo imobiliário. “Eu tinha um loteamento para vender, mas não tinha imobiliária. Na minha cidade, havia uma imobiliária antiga e com problemas. O antigo dono ia fechar ou vender a empresa. Comprei e reformulei todo o negócio e começamos a negociar loteamentos”, conta.
A estratégia funcionou bem por 2 anos, mas o empresário notou que não poderia ficar exclusivamente dependente dos loteamentos, que apesar de bons produtos, rendiam receita apenas em determinadas épocas do ano. Neste momento, ele novamente reformulou o negócio, contratou os melhores corretores da cidade e passou a vender imóveis de terceiros. Fecharam o ano com lucro e a previsão de um novo e grande loteamento de 890 unidades para ser comercializado no ano seguinte.
“Com esse loteamento grande, precisaria de mais braços e foi nesse momento que fui atrás de outras imobiliárias na cidade. Mas eu não queria apenas parceiras, eu queria que elas usassem a bandeira da Nova Capital. Assim eu ganharia também poder de marca. Fizemos um acordo de uso de marca com os donos de duas imobiliárias e assim passamos a três primeiras unidades da Nova Capital”, explica.
Foi aí que o empresário viu que seu negócio era franqueável e que poderia expandir o modelo de negócio para todo o país. Formatou a franquia de modo que ela fosse um ótimo negócio para pequenos corretores que sonham em abrir o próprio negócio e também imobiliárias pequenas que podem ser integradas à franquia e com isso começar a usufruir de todas as vantagens que uma grande rede oferece.
“Pensamos em um modelo que traz todas as vantagens de se estar em uma rede como, por exemplo, as compras cooperadas, assessoria jurídica e contábil e as campanhas de marketing. Hoje, uma pequena imobiliária não tem condições de fazer uma campanha de marketing bem feita porque é muito caro. Outra grande vantagem é o suporte e treinamento oferecidos pela franqueadora constantemente. Em rede, podemos fazer tudo e ainda temos o benefício do poder da marca, a exposição”, explica Rafael Bussolaro.
Para se tornar franqueado da Nova Capital é necessário investir R$16 mil a 40 mil, com retorno previsto do investimento em 18 meses com um faturamento médio mensal estimado em R$ 150 mil. A rede, que já conta unidades no Mato Grosso, Rio de Janeiro e Pernambuco, pretende fechar 2018 com 50 novos franqueados nas diversas regiões de Brasil. Em 2017, a Nova Capital conquistou faturamento de R$80 milhões e prevê um aumento de R$ 400.000 milhões em 2018.