Ice Cream Roll, ‘a moda que não foi modinha’, completa sete anos em 2024

Atualmente reconhecida como a maior franquia do mundo de sorvete na chapa, rede teve início com desconfiança, após outras ‘novidades’ não terem o sucesso esperado

Loja conceito da rede, em Indaiatuba, interior de São Paulo (Foto: Divulgação)

Rede de franquias de sorvete tailandês (os famosos rolinhos), a Ice Cream Roll chega aos sete anos de existência em 2024, com mais de 75 unidades no país, a abertura da 100ª ainda no primeiro semestre e a expectativa de vender 3 milhões de unidades de sorvetes até o fim de dezembro. Um cenário totalmente oposto aos céticos, que consideraram que a novidade, na época, não “pegaria” no país.

“Era consenso entre muita gente de que seria mais uma das ‘modinhas’, que surgiam como grandes ‘novidades’ e ‘inovações’ no mercado de food service, e que quase tão rápido como cresciam, desapareciam. Eu sempre tive muita confiança de que a Ice Cream Roll daria certo, pelo modelo de negócio, que vai além dos produtos, gerando experiências, além da nossa capacidade de se reinventar. Aqui estamos, sete anos depois”, celebra Roger Rodrigues, CEO e fundador da marca.

Segundo Rodrigues, as reinvenções feitas pela rede ao longo dos anos se tornaram o diferencial para que a Ice Roll crescesse e atingisse o faturamento de R$ 43 milhões em 2023, com expectativa de aumentar para R$ 61 milhões neste ano. Entre essas ações, estão as criações de produtos e os diferentes formatos de unidades disponíveis para os futuros franqueados. “Estamos sempre nos reinventando. Como o produto é feito na frente do cliente, e na hora, conseguimos desenvolver um leque muito grande de sabores e opções. Primeiro, veio o sorvete na chapa, depois vieram os sundaes, o fondue, receita exclusiva nossa, o taco roll e o gelato e gelato no palito, este também exclusivo. Além disso, tivemos a evolução dos formatos, começando só com o quiosque e expandindo para um mix muito maior, que hoje tem loja e um modelo itinerante para eventos, por exemplo”.

A experiência do cliente também é um dos fatores que, segundo Roger, ajudou a Ice Cream Roll em seus primeiros anos. “Existe um movimento muito grande de negócios que geram experiências para o consumidor. Não dá mais para fazer o simples. ‘Fazer’ o sorvete na frente do cliente é um dos fatores que nos coloca nesse rol, gerando entretenimento. Chama a atenção, atrai curiosos para ver todo o processo e é sucesso com as crianças. Outro motivo é o frescor e a qualidade dos sorvetes, uma excelência da qual não abrimos mão”, comenta.

A importância de gerar experiências e cativar os clientes fica clara com dados de pesquisa da New Voice Media, que aponta que cerca de 58% dos entrevistados optam por não retornar a utilizar os serviços de uma empresa após uma experiência negativa, enquanto que 69% recomendariam a empresa para amigos e familiares após uma experiência positiva.

Grandes metas para 2024

Expandir-se nesses anos tem sido uma realidade para a Ice Cream Roll e 2023 não foi diferente. A rede terminou o último ano com um crescimento de 45% em número de lojas no país, passando de 55 para 75 entre janeiro e dezembro. Além disso, o faturamento também foi elevado, passando de R$ 29,7 milhões para R$ 43 milhões, um aumento de aproximadamente 45%, o que, segundo Rodrigues, não se deu apenas pela inauguração de unidades, mas, também, pelas já existentes estarem faturando mais.

E para 2024, as expectativas são ainda melhores: aumento de 42% no faturamento; no número de unidades de sorvete vendidas (de 2 para 3 milhões anuais); além da abertura da 100ª loja ainda no primeiro semestre. “Tivemos um excelente ano em 2023, mas 2024 promete. O ponto alto é a chegada da nossa 100ª unidade, mas também esperamos ter os melhores números em faturamento e abertura de lojas nesses sete anos. Seguindo a tendência, a loja 200 deve chegar em menos tempo”, comemora Rodrigues.

Motivo de comemoração

Os sete anos de fundação são motivo de muita felicidade para a Ice Cream Roll, principalmente quando se observa o crescimento dos últimos anos e a perspectiva de continuar essa evolução. Isso se torna mais relevante uma vez que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a média de duração de empresas no Brasil é de 4 a 5 anos apenas, levando-se em conta uma série de fatores.

O otimismo leva a empresa a investir em novos formatos, como a franquia de eventos, lançada em outubro de 2023, que se tornou sucesso rapidamente e se tornou porta de entrada para novos franqueados. “Notamos que é grande o número de empreendedores que contatam a Ice Cream Roll com interesse em adquirir uma franquia de eventos, mas que, ao conhecer nossos formatos fixos, acabam convertendo. Isso mostra um excelente trabalho de nossa equipe de expansão, além da força de nossa marca”, conclui Rodrigues, que revelou ter novos projetos para 2024. “Neste ano, teremos mais novidades que estamos em fase final de desenvolvimento. Nossa expectativa é muito grande para mais um ano de sucesso”.