Gustavo Guedes, sócio e CEO da Urban Arts, falou com os participantes do evento, no dia 15 de março em São Paulo, sobre as estratégias da Urban Arts, primeira franquia de arte do país, para crescer no mercado, mesmo em períodos de crise econômica. O projeto “Acelera Franchising” é formado por um seleto grupo de empreendedores do trade que decidiram criar uma comunidade colaborativa com dicas, informações, depoimentos e trocas de experiências entre franqueadores.
“Nossa ideia foi trazer à tona, fatos e exemplos reais de situações que acontecem quando uma franqueadora nasce. Todas passam pelas dificuldades do crescimento e com os vídeos, dicas e agora encontros da comunidade queremos educar este mercado que entra no franchising, muitas vezes sem saber por onde começar. Nossa ideia é acelerar o conhecimento para que as franqueadoras possam acertar mais, no momento em que geralmente mais erram. Erros que acontecem ou por querer crescer rápido demais ou por falta de recurso ou por falta de conhecimento”, explica Naiara Correa, da Lemon& Co Incubadora de Franquias e uma das co-fundadoras da comunidade.
Com o tema “Minha franqueadora precisa crescer… E agora?”, o Meetup Acelera está estruturado em um painel no qual quatro CEOs debateram diversos temas, como as dificuldades, desafios e oportunidades que cada um vive em seu negócio.
“O “Acelera Franchising” é um evento importante para o mercado de Franchising e foi uma oportunidade para compartilhar a história da nossa rede, como foram nossos primeiros anos e como trabalhamos para construir a imagem que possuímos hoje. A troca de experiências com outras franqueadoras foi enriquecedora”, explica Gustavo Guedes sobre a palestra que aconteceu na quinta-feira (15/03).
Além das palestras, Claudio Tieghi, que já teve passagem como Diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade na Associação Brasileira de Franchising (ABF), apresentou dados sobre as 50 maiores redes, com até 50 unidades, que operam no país.