Grupos J. Alves e Ornatus Alimentação anunciam fusão e criação da holding Halipar

Dois dos maiores grupos de alimentação do Brasil, Grupo J. Alves, com suas 250 unidades, e Ornatus Alimentação, com 75 lojas, anunciam hoje a fusão de suas operações com a criação da Halipar – Holding de Alimentação e Participações. A Halipar passa a abrigar as marcas Griletto e Montana Express, vindas do Grupo J. Alves, e Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi e My Sandwich, do Grupo Ornatus Alimentação. As 325 unidades franqueadoras da nova holding estão distribuídas em 20 estados e têm previsão de fechar 2015 com faturamento em torno de R$ 500 milhões. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, a Halipar se torna um dos maiores nomes no mercado nacional de franchising no ramo de alimentação. O objetivo da holding é, em cinco anos, chegar a mil unidades e alcançar faturamento de R$ 1,3 bilhão. Para fortalecer sua governança corporativa e capacidade financeira, a Halipar também tem como sócio a G5 Evercore Private Equity, com participação minoritária; e o controle da holding é dos fundadores dos grupos J. Alves e Ornatus.

A presidência executiva da Halipar fica a cargo de Ricardo José Alves, fundador do Grupo J. Alves. “A Halipar surgiu após um extenso estudo das operações e do mercado. Com a holding, temos o objetivo de fortalecer e expandir os negócios, o que se traduz na busca de novas oportunidades e na otimização de nossas operações. Assim, aproveitaremos sinergias e as melhores práticas de cada uma das marcas. Este é um momento especial na economia nacional, mas estamos confiantes na nossa capacidade de expansão e geração de resultados”, afirma Ricardo José Alves, fundador do Griletto e que adquiriu a rede Montana Express em setembro do ano passado.

A Halipar surge como uma plataforma consolidadora no setor de franquias de alimentação, permitindo a integração de novos franqueadores em uma estrutura corporativa dinâmica, que permita alavancar crescimento, melhorar o atendimento aos franqueados, gerar ganhos de escala e poder de negociação para as marcas da rede, além de explorar novas alternativas de negócios. “O franqueado espera que o franqueador tome decisões estratégicas. Estamos profissionalizando a gestão e gerando novas oportunidades”, declarou Jae Ho Lee, fundador do Grupo Ornatus e presidente do Conselho Administrativo da Halipar.

A experiência de mais de 20 anos no ramo de alimentação permite às marcas, agora unidas, avançar com segurança no mercado. No primeiro semestre de 2015, o crescimento médio da receita bruta das bandeiras da nova holding foi da ordem de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. “O setor de alimentação fora do lar é resistente às turbulências do mercado, porém temos que nos adaptar às evoluções do consumidor. Consolidando marcas de diversos estilos em um único guarda-chuva, estamos mais atentos e rápidos para responder às demandas do nosso público”, acrescenta o fundador do Grupo J. Alves.

Marcelo Serfaty, um dos sócios da G5 Evercore Private Equity, reforça o conceito da Halipar como integradora de marcas. “O nosso negócio é a gestão de franqueadoras de alimentação e a consolidação de marcas com conceitos complementares”, disse. “Queremos ajudar marcas promissoras a permanecerem no mercado, permitindo que seu gestor pense na marca, enquanto nós pensamos na estrutura”, completou. A G5 vai coordenar as futuras aquisições e fusões da Halipar.

Operação
A operação da Halipar será em Indaiatuba (SP), sede do Grupo J. Alves, em razão da proximidade com o Aeroporto Internacional de Viracopos. A Halipar contará com um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) segmentado nas seguintes áreas: Administrativo/Financeiro, Marketing, Expansão, Compras e Negociações e Recursos Humanos.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito