Presente no mercado segurador desde 2003, a TSValle oferece aos seus atuais 29 franqueados o modelo de franquia de seguros home office, com investimento inicial de R$ 8.900,00, que pode ser parcelado em até 10 vezes. O sucesso da oferta da empresa na conquista de novos franqueados reflete um indicador apontado pelo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF): a participação das unidades franqueadas home office no setor passou de 4,9% para 6,7% no primeiro trimestre de 2019.
Para expandir, a TSValle apostou em escalonar o crescimento da marca e deu início à formatação do modelo de negócio para convertê-la em uma rede de franquia. Montou um plano de ação detalhado, desenvolveu um sistema de big data para prospecção assertiva de clientes e criou uma plataforma para que cada futuro franqueado pudesse fazer a gestão de sua unidade e ter acesso a todas as informações.
A primeira apresentação do modelo de franquia ao mercado ocorreu em julho de 2016 e logo de cara a empresa conquistou 06 novos franqueados. O rápido crescimento das unidades, que em 6 meses conquistaram aproximadamente 250 clientes, exigiu que a TSValle se dedicasse um semestre a estruturar suas áreas internas e pudesse dedicar uma equipe exclusiva para apoiar os franqueados em questões operacionais como elaboração de orçamentos e avaliação técnica de sinistros.
Atualmente, o custo mensal de manutenção de cada unidade franqueada é de R$400,00, que correspondem à taxa de marketing, acesso ao sistema de gestão e prospecção de clientes. Já a taxa de royalties é dentro da média praticada pelo mercado: 25% sobre o faturamento líquido.
O retorno do investimento inicial (payback) dos franqueados ocorre em média aos 07 meses de operação, sendo o prazo máximo de 12 meses – um terço do contrato de 03 meses de cada unidade franqueada. Além disso, a rede de franquia oferece treinamento presencial e online a todos os franqueados, não sendo necessário ter experiência na área para atuar na rede. Além de capacitação técnica, é oferecido também treinamento da metodologia de vendas e prospecção da empresa, o que certamente garante o sucesso dos negócios.
“O modelo de trabalho home office é uma prática que vem ganhando espaço no Brasil e que deve crescer ainda mais com a mudança na legislação trabalhista. Para garantir um efetivo retorno financeiro aos franqueados – que não precisam ter experiência nessa atuação – nós oferecemos capacitação técnica, com treinamento presencial e online sobre metodologia de vendas e prospecção da empresa, o que certamente garante o sucesso dos negócios”, explica Bruno Bronetta, CEO da TSValle.
O início da microfranquia
O empreendedor Bruno Bronetta, CEO da TSValle, se dedicou exclusivamente a ser jogador de futebol dos 11 aos 30 anos. Passou por clubes como Portuguesa, Corinthians, Santo André, Dinamo, Kavala e Caxias do Sul. No segundo semestre de 2014, enquanto participava da negociação de um contrato para jogar em um time na Bulgária, resolveu dar uma força na corretora de seguros do sogro Angel Silva, a TSValle, pois sua única funcionária comercial havia pedido demissão. Em seis meses, mesmo ostentando pouquíssimo conhecimento na área de seguros, conseguiu dobrar a quantidade de clientes da empresa, passando de 40 para 80. Foi então que percebeu que tinha acertado a mão nas vendas e estava na hora de tirar a bola do pé: recusou proposta final com todas as garantias do time da Bulgária e apostou de vez no mercado de seguros.
Com foco nos negócios, em julho de 2015, ainda atuando apenas com Angel Silva, Bronetta já havia mais que triplicado o seu número de partida: 150 clientes. Em 2016, deu um salto para 250 clientes. Foi então que percebeu que sua técnica de vendas era inovadora. “O brasileiro é acostumado com seguro de carro e pouco conhece as outras possibilidades que o mercado oferece. Na TSValle, avaliamos todas as necessidades de cada cliente, atuamos com cross selling e negociamos as melhores condições entre mais de 29 seguradoras, 08 administradoras de consórcio e aproximadamente 60 operadoras de planos de saúde”, relata o empresário.