Consolidada no mercado educacional, o Grupo Prepara, uma das maiores redes de franquias do país, acaba de adquirir as três marcas de ensino profissionalizantes: Microlins, People e SOS. Com essa aquisição, a empresa se posiciona no mercado como MoveEdu, sendo responsável pela unificação do grupo juntamente com as marcas Prepara Cursos (cursos profissionalizantes); Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica (apoio escolar); e as redes de idiomas para o público adulto e infantil English Talk e Pingu’s English.
A MoveEdu nasce como líder do segmento e passa a ser a maior rede de ensino profissionalizante do país em número de escolas. Atualmente, são 1,2 mil unidades franqueadas, cerca de 400 mil alunos e mais de 90 opções de cursos.
Na ABF FRANCHISING EXPO FAIR 2017, que será realizada entre os dias 21 e 24 de junho, em São Paulo, a MoveEdu lança novos modelos de negócio com baixo investimento: a partir de R$5 mil.
A English Talk, marca especializada em inglês para o público adulto, traz, com exclusividade para os empreendedores paulistas, o formato Home Based. Com o investimento inicial de R$5 mil, o plano é focado em professores particulares que buscam ampliar sua renda por meio de uma marca já consolidada no mercado, também traz aos seus alunos conteúdo e tecnologia por meio de uma plataforma digital oferecida pela rede. “Além de ser uma excelente oportunidade de negócio em tempos de crise, também contribui com a disseminação da língua inglesa em todo o país”, afirma Rogério Gabriel fundador e presidente da MoveEdu.
Ainda no segmento de idiomas, a Pingu’s English, escola internacional que oferece inglês para crianças entre 2 e 10 anos, aposta no modelo In School. Esse sistema permite implantar um espaço de aprendizagem dentro de uma escola de ensino regular, eliminando os custos de locação de imóvel, inclusive possibilita o contato direto com o público-alvo: as crianças. “O setor infantil está em alta e com o capital a partir de R$30 mil, é possível conquistar o próprio negócio e alcançar autonomia financeira”, complementa o presidente.
Segunda maior microfranquia do país, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Ensina Mais Turma da Mônica, que é focada no apoio escolar a estudantes do Ensino Fundamental, também oferece o modelo In School, que funciona como o da Pingu’s English, e o modelo Center, uma escola com estrutura completa. Os planos variam de R$30 mil a R$90 mil. A rede, que já possui mais de 100 unidades em todo o Brasil, inaugurou 16 franquias somente no primeiro semestre e serão inauguradas mais 33 até o final do ano. “A parceria com a Turma da Mônica é um marco na história da rede e já vem gerando grandes resultados. Conquistamos aumento de 20%, em relação ao ano anterior, tanto no número de matrículas como em contratos fechados para a abertura de franquias”, comenta Rogério Gabriel.
Focada na formação de profissionais em carreiras do século 21, a Prepara Cursos, carro chefe da rede, investiu cerca de R$38 milhões em tecnologia, inovação da metodologia e novos cursos. Entre os lançamentos, estão as opções na área digital, como os cursos de Youtuber, Programador de Games e de Apps. A marca entrou recentemente na área de preparatórios para Concursos Públicos. “O mercado de games ultrapassou o de cinema no Brasil. Somente no país, o segmento cresceu 10% e movimentará mais de US$ 92 bilhões em 2017, de acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa IHS Marks. Ou seja, entramos em um negócio com grande potencial. Outro setor em franco crescimento é o de Concursos Públicos e a marca também está preparada para atender este público,” afirma o presidente.
A Prepara Cursos é a 16º maior franqueadora do país por número de unidades. A marca também foi reconhecida com o prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) e alcançou o primeiro lugar na categoria Cursos e Treinamentos. “Investir em uma marca reconhecida pelo mercado é um passo muito importante rumo ao sucesso e, a partir de R$90 mil é possível ser parte da nossa rede”, finaliza o presidente.
Quem visitar o estande da empresa na feira, localizado na rua F nº 81, receberá orientações dos másteres sobre como iniciar no segmento de franquias. “Ao filiar-se ao MoveEdu, os investidores terão toda a infraestrutura necessária para que o negócio tenha resultado, como treinamentos, orientações, estratégias de mercado, parâmetros financeiros e suporte em ações de marketing. Capacitar e orientar os franqueados faz parte de nossa essência”, finaliza o presidente Rogério Gabriel.