Grupo FRoth, detentor das marcas 5àsec e Lavpop, prevê 120 novas unidades em 2025, reforçando a liderança no setor de lavanderias

Grupo registrou um crescimento de 9% no faturamento no último ano

Apesar da chegada de novos players no mercado de lavanderias no Brasil e da expansão do modelo de autosserviço, o Grupo FRoth detentor das marcas 5àsec e LavPop no país, se consagra mais um ano como líder do setor. Em 2024, o grupo inaugurou 44 pontos de venda em todo território nacional, sendo 28 da LavPop e 16 da francesa 5àsec, o equivalente a um crescimento de 19% no número de lojas. Juntas, as operações geraram mais de 60 novos postos de trabalho, aquecendo a economia local. Além disso, o faturamento da empresa teve um incremento de 9%, se comparado com 2023. Para este ano, o grupo segue com um plano de expansão ambicioso, com a previsão de 120 novas unidades (80 LavPop e 40 5àsec), para reiterar sua força no mercado e fechar 2025 com um crescimento de 11,7% no consolidado anual.

Com mais de 660 pontos de venda em todos os estados brasileiros, em 2024, ambas as marcas processaram mais de 11,8 milhões de peças para diferentes consumidores. Além das lojas físicas, a 5àsec conta com um canal de e-commerce e com o serviço de delivery, que se tornou cada vez mais relevante para levar comodidade e praticidade ao dia a dia do cliente. No ano passado, o serviço de entrega e retirada em domicílio registrou um aumento de 12% nas vendas.

Visando acelerar a expansão para ampliar o market share, reforçando a liderança de mercado, o foco do grupo é conquistar novos investidores que desejam apostar no segmento, além de aumentar o número de multifranqueados que já operam com as lavanderias da holding e têm mais de uma unidade em funcionamento. De acordo com Alex Quezada, vice-presidente de Novos Negócios e Expansão da 5àsec, tais estratégias serão colocadas em prática levando em conta o DNA da empresa, que tem como missão facilitar o dia a dia do cliente, tratando as roupas com qualidade, preço justo, tecnologia inovadora e sustentabilidade, evidenciando a expertise como especialista têxtil.

“Há 30 anos no Brasil e com presença em todo o território nacional, neste ano focaremos em oportunidades em alguns bairros das principais capitais e, principalmente, em cidades localizadas no interior dos estados. Com a LavPop, que é voltada para o formato de autosserviço, para atingir um público mais jovem e conectado, haverá um trabalho direcionado em municípios estratégicos de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Hoje, a marca já está presente em 22 estados em diferentes regiões do Brasil”, ressalta Quezada.

Democratização das lavanderias
De acordo com dados do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo, apenas 4% da população economicamente ativa utiliza lavanderia. Para atingir potenciais consumidores, em 2024, a 5àsec reforçou a capacitação da rede, ampliando o leque de treinamentos voltados aos franqueados, por meio de um ecossistema que compreende opções presenciais, virtuais, transmissões ao vivo e uma plataforma integrada da Universidade Corporativa. Tais investimentos visam evidenciar atributos como a padronização e a qualidade do serviço, além da rapidez na entrega das peças. Após o lançamento da LavPop, a franqueadora almeja levar os mesmos atributos a um novo perfil de público, destacando questões que englobam a autonomia do cliente e um melhor custo-benefício.

“Mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial. Reiterando nosso compromisso com os consumidores brasileiros e visando a democratização do segmento em que atuamos, investimos na segunda marca do grupo, a LavPop. O plano de expansão da rede visa cidades com, ao menos, 55 mil habitantes. Trata-se de um serviço voltado a um público na faixa de 30 a 35 anos, que não possui a parte de lavanderia no apartamento ou que busca praticidade aliada ao custo-benefício. Muitos desconhecem essa conta, mas se colocarmos na ponta do lápis gastos com energia elétrica, água, insumos e até mesmo o nosso tempo, optar pelo serviço que prestamos pode gerar uma economia de até 30% na renda familiar”, finaliza o CEO da 5àsec e do Grupo FRoth, Fábio Roth.