Conhecida como a maior feira de franquias de baixo investimento do Brasil, a Franchise4U chega à Fortaleza, capital cearense, com um leque completo de marcas e possibilidades de investimentos para quem quer começar o próprio negócio.
Diferentemente da maioria dos eventos nacionais que envolvem franquias, a Franchise4U tem o diferencial de levar marcas relevantes do franchising para localidades que, geralmente, não recebem eventos do setor: “É a oportunidade que temos de mostrar a outros mercados nacionais a força e a rentabilidade do franchising. Podemos nos aproximar de regiões que, geralmente, não têm tanta expressão no mercado de franquias”, explica o empresário Henrique Mol presidente da holding Encontre Sua Franquia, que marcará presença no evento com as marcas Acquazero, Encontre Sua Viagem, Fórmula Pizzaria, Quisto Corretora de Seguros e SUAV.
Para o diretor, a participação em feiras como essa ajuda diretamente na intenção das marcas de expandir os negócios pelo Brasil: “Especialmente se for em áreas onde o franchising tem bastante espaço para crescer, como é o caso do nordeste. Podemos não apenas implantar os negócios nessa região, mas fazer com que nossos serviços virem referência para o público”, explica.
Região promissora
A participação nordestina no mercado de franquias ainda é bem inexpressiva se comparada à região Sudeste, por exemplo, mas este cenário está mudando a cada dia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Nordeste faturou R$5,9 bilhões durante o terceiro trimestre de 2018 – o crescimento foi de 4,3% se comparado ao mesmo período de 2017.
São mais de 800 marcas em operação na região, sendo que as unidades franqueadas crescem cada vez mais: com uma expansão de 9%, o Nordeste conta com quase 15 mil pontos de vendas.
E a segunda edição do ano da Franchise4U não poderia deixar de ser num local tão expressivo para a região: com mais de 2,6 milhões de habitantes, Fortaleza é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Além disso, a rotina turística da cidade não se restringe apenas ao lazer: a capital cearense se tornou um grande polo para turismo de negócios. “Fortaleza tem tudo que uma metrópole oferece: estrutura, comércio diversificado, ótimas opções de restaurantes, museus, etc. A cidade virou um grande polo de negócios com empresas relevantes e conhecidas nacionalmente”, explica Mol. Para ele, esses fatores são propícios para a implantação das marcas.
“Temos valores de investimentos bem acessíveis e os novos franqueados terão todo respaldo da franqueadora para qualquer dificuldade que possam enfrentar durante a implantação da unidade. Nossa presença é constante”, garante o presidente.
Para todos os perfis
Se o intuito do evento é apresentar ao público franquias baratas com alto rendimento, então a Encontre Sua Franquia vai cumprir sua tarefa: com investimentos iniciais a partir de R$10 mil, a holding levará à feira a Acquazero, rede especializada em limpeza e estética automotiva. São 240 unidades franqueadas em todo o país, evidenciado a boa adaptação que a marca tem nas mais diversas regiões. Entre os cuidados oferecidos pela rede estão: a limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, higienização do ar-condicionado, entre muitos outros. “O grande diferencial é a limpeza ecológica e a economia de água. Enquanto outras empresas utilizam quantidades absurdas para lavar um carro, nós usamos apenas 300 ml para a limpeza completa do veículo”, explica Mol.
Seguindo o mesmo valor de investimento, a Encontre Sua Viagem também estará disponível para negócio durante a feira comercializando dois modelos de negócio com investimentos a partir de R$11.990. “É uma possibilidade e tanto de ter uma franquia de turismo numa cidade turística como Fortaleza, já que a conversão de novos negócios pode ser ainda maior”. A Encontre agencia pacotes para o mundo todo e contempla 150 mil opções de hotéis para os mais variados destinos.
Também a R$11.990, a Quisto Corretora de Seguros oferece mais de 90 soluções de seguros voltados a pessoas físicas e jurídicas. Há menos de um ano no franchising a rede já conta com 30 unidades franqueadas. Para o presidente, o modelo home office oferecido pelas três marcas é um diferencial: “Essa modalidade permite ao franqueado atuar em sua própria casa, o que torna o valor investido bem mais baixo do que o de uma loja física, por exemplo. Isso atrai bastante a atenção do investidor”.
Apesar do evento ser, majoritariamente, voltado a franquias low cost, também há opções para quem pode disponibilizar um pouco mais de capital para o empreendimento. É o caso da SUAV e da Fórmula Pizzaria, com investimentos a partir de R$69.900 e R$145 mil, respectivamente.
Especializada em estética e cuidados femininos, os serviços da SUAV envolvem esmalteria, sobrancelhas, depilação e fotodepilação. São cinco modalidades de negócio e os valores de investimento podem chegar até R$131.200 a depender do modelo escolhido.
As três modalidades da Fórmula Pizzaria também vão de acordo com o gosto do freguês, inclusive seu cardápio variado: são mais de 40 sabores incluindo pizzas (salgadas e doces) e calzones. “Se tem uma coisa que fez o mercado de franquias dar certo foi sua variedade. Não apenas nos inúmeros tipos de serviços, mas nas possibilidades de investimento. Cada pessoa pode investir de um jeito e não podemos restringir sua participação por conta disso. A diferença é que o franchising se adequa ao perfil do investidor e é isso que faz esse mercado ter tanto sucesso”, finaliza Mol.
A feira
A segunda edição da Franchise4U acontece em Fortaleza no dia 21 de março das 09h00 às 20 horas, no hotel Gran Marquise, na Avenida Beira Mar, 3980.