O Setor de Franchising no Brasil continua crescendo e teve destaque positivo para a economia. Em 2017, o setor de franquias cresceu 8% em relação ao ano anterior, atingindo faturamento de R$163,3 bilhões. Com a melhora de vários indicadores macroeconômicos e a redução de taxa de emprego, o consumo vem, pouco a pouco, reaquecendo. Segundo o SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Indicador de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta de 4% em janeiro de 2018 em relação ao ano anterior. O reflexo dessa maior confiança no bolso do consumidor impactou positivamente as franquias em geral.
O Grupo Alento, detentor das marcas Billy The Grill (rede de restaurantes que tem como diferencial as carnes servidas em pedra sabão) e Vizinhando (rede de bares especializada em espetos artesanais e petiscos) participa da 27° edição da maior feira de franquias da América Latina: a ABF Franchising Expo, que acontece entre os dias 27 a 30 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. O Billy The Grill, em 2018, ganhou a quarta premiação concedida pela ABF-RJ enquanto o Vizinhando foi contemplado pela primeira vez, com entrega do Selo de Excelência aos sócios-fundadores Luiz Felipe Costa e Luiz Sergio Costa.
– “Temos o privilégio de participar anualmente do evento e estamos sendo premiados com as duas marcas esse ano, isto reforça que estamos no caminho certo, sempre ouvindo nossos franqueados e desenvolvendo nossa rede com consistência e excelentes resultados” – afirma Luiz F. Costa.
As redes vem ganhando território em SP – em 2017, foi inaugurada a primeira loja do Billy The Grill no Shopping Pátio Paulista. E, esse ano, é a vez do Vizinhando marcar presença na capital pela primeira vez: já em fase de inauguração, três franquias da marca estão sendo lançadas: em Vila Mariana, Campinas e Itaim Paulista. “Nossa expectativa é capitanear novos franqueados para ambas as marcas em São Paulo, fechar novos contratos e abrir mais 18 lojas na região ainda esse ano” – conta Rodrigo Neves, gerente de expansão do grupo. O grupo tem o objetivo de prospectar franqueados para o RJ, São Paulo (capital e interior) e outras cidades do sudeste.
Para o Vizinhando, além do modelo tradicional, o destaque vai para o modelo “enxuto” de franquia. O novo formato, com investimento inicial mais baixo e taxa de franquia menor, foi especialmente desenvolvido, para atrair um novo perfil de franqueadores. A franquia, mais acessível financeiramente, oferece além de estrutura, lojas, cardápio e custos reduzidos, também a possibilidade de optar por pontos comerciais com espaços e custos de ocupação menor. Para a marca, o investimento inicial fica a partir de R$ 280 mil, e a taxa de franquia a partir de R$ 40 mil. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
Já o Billy The Grill investe no retrofit da marca – que será lançado na feira. A mudança que começa pela nova logo, Billy The Grill – A Casa de churrasco na pedra, tem aposta também em nova identidade visual, preservando o DNA da marca, mas repaginando elementos que se aproximam ainda mais dos clientes. O novo projeto reforça de forma mais realista o conceito de velho oeste, com tons de madeira, que trazem a atmosfera de “confort food, além de paredes vivas (artificiais) que remetem ao frescor da comida feita na hora.
O investimento na marca é a partir de R$450 mil, a média de faturamento mensal é de R$135 mil, com um retorno de investimento de 24 a 36 meses. A rede de restaurantes traz o conceito de comida caseira, tipicamente brasileira, em formato fast-food, que tem como atuação principal as praças de alimentação em shopping centers. Especializada em carnes selecionadas, a marca se destaca pelo grande diferencial de servi-las sobre pedra sabão aquecida. A franquia é referência em refeições saborosas, servidas com agilidade, atendendo principalmente ao público familiar e àqueles que optam pela alimentação fora do lar.
– “Acredito no crescimento do franchising para aquelas empresas que de fato se empenharem em aprimorar suas redes, oferecendo treinamentos aos seus franqueados, diminuindo seus custos, lançando novos produtos e melhorando muito a experiência de consumo no ponto de venda. Os empreendedores terão que estar cada vez mais preparados para impulsionar as redes, buscando desenvolver suas competências de gestão” – conta Luiz Felipe, otimista.
Sobre o Grupo Alento:
A decisão de abrir um negócio próprio em 2009 trouxe muitos desafios aos irmãos Luiz Felipe e Luiz Sergio. Eles optaram por abrir uma franquia. Mas sem suporte, acabou não dando certo. Os irmãos, então, tiveram que mudar os planos, recomeçar, e fazer daquela dificuldade uma razão maior para lançarem a própria marca. Surgiu em 2010 o Billy The Grill, tendo como diferencial o churrasco servido na pedra com acompanhamentos preparados à base de receitas caseiras. O restaurante vem conquistando cada vez mais espaços nas praças de alimentação.
Em 2014, os irmãos empreenderam de novo criando a marca Vizinhando, que nasceu com a ideia de ter os tradicionais espetinhos de rua como foco principal do cardápio, num ambiente descontraído e familiar. Com duas marcas em expansão, em 2016, a franqueadora passou a se chamar Grupo Alento Franchising, oferecendo às suas marcas todo apoio para o desenvolvimento de negócios saudáveis e marcas de valor.