Grupo 5àsec expande modelo de autosserviço e inaugura mais três operações neste formato

Tendência entre os brasileiros, modelo promove vantagens como mais independência e melhor custo-benefício ao consumidor

Visando atender a diferentes perfis de público, o Grupo 5àsec desenvolveu estratégias com foco no mercado brasileiro. Uma delas é focada em diferentes marcas: a 5àsec, que traz toda sua experiência de 29 anos no País e oferece serviços para quem busca a rede líder no segmento, e a Lavpop, mais democrática e que visa um público mais jovem e conectado. Além disso, em ambas as marcas, a empresa oferece diferentes modelos de negócios, sejam eles com atendimento personalizado ou de autosserviço, que vem ganhando bastante visibilidade nos últimos anos. Em novembro, a 5àsec inaugurou três lojas neste formato, e uma no Express, um modelo mais enxuto, em distintos estados brasileiros.

A unidade Express da 5àsec foi implantada em Araxá, em Minas Gerais, sendo a primeira operação da marca na cidade. Este é o 34º ponto de venda da marca no estado. A franquia criou este modelo de negócio especialmente para municípios menores, por ser um formato mais enxuto e econômico, mas com os mesmos serviços oferecidos em uma unidade padrão. Neste caso, uma nova loja possui investimento de R$ 260 mil, com lucro médio mensal de 20% a 30%, e prazo de retorno de 24 a 40 meses.

As outras três inaugurações previstas para o mês são todas no formato de autosserviço, que segue em alta na preferência dos clientes, graças a independência que proporciona durante o processo de compra ou prestação de serviço. O estado de Mato Grosso, por exemplo, recebeu duas operações do Grupo, sendo uma loja de autosserviço da 5àsec em Cuiabá, na capital, e outra da segunda marca criada em 2022, a Lavpop, em Corumbá, totalizando nove pontos de venda da rede no estado. Além disso, outra Lavpop será inaugurada em Canaã dos Carajás, município localizado no Pará, que hoje conta com 17 operações na região.

“Decidimos diversificar tanto os modelos de negócios quanto o tipo de atendimento para aumentar a capilaridade da marca em todo o Brasil, além de atender a diversos perfis de consumidores, de acordo com cada preferência ou necessidade. No caso das operações que focam no autosserviço, o intuito é atrair um público que prioriza autonomia, custo-benefício e praticidade. Por meio da Lavpop, buscamos ingressar em cidades com mais de 55 mil habitantes, proporcionando um preço acessível, que permite a limpeza de qualquer tipo de roupa por um único ciclo de lavagem. Atualmente, já estamos com 10 lojas neste formato e buscamos chegar a 50 unidades até 2024. No total, visamos ter em operação 600 pontos de venda no País no primeiro semestre do ano que vem”, revela o vice-presidente de Marketing e Vendas da rede francesa, Alex Quezada.

Seja numa loja de autosserviço da 5àsec ou da Lavpop, os clientes contam com maquinários de última geração que prolongam a vida útil das peças, ciclos de acordo com a tonalidade das roupas para evitar desbotamentos, além de ativos químicos compatíveis que proporcionam o branqueamento, retirada de manchas e alta eficiência durante a limpeza. Outro diferencial do modelo autosserviço da empresa é ser uma marca eco-friendly, por contar com equipamentos com tecnologia sustentável, produtos biodegradáveis e proporcionar ainda mais economia ao consumidor.

Para utilizar os serviços da 5àsec autosserviço, o cliente deve acessar o totem de autoatendimento instalado no ponto de venda, escolher o serviço que deseja, efetuar o pagamento por meio do cartão de crédito ou débito, medir a capacidade de peças que a máquina atende por um cesto de medida disponível na loja, inserir as peças na máquina e escolher a programação que melhor atenderá a limpeza. Em seguida, basta apertar o botão iniciar e aguardar na sala de espera da unidade. É importante ressaltar que os insumos, como sabão e o amaciante profissionais são injetados automaticamente pelo sistema, sem a necessidade de o consumidor adquirir e levar até a loja.

São aceitas peças de vestuário, cama, mesa e banho. Ao finalizar o processo de limpeza, se o cliente desejar, poderá também secar os itens. Basta retirá-los da lavadora, inserir na secadora disponível, adquirir o serviço de secagem também pelo totem de autoatendimento e apertar o botão iniciar da secadora. Todo o processo é realizado livremente pelo próprio cliente. A operação contará com um espaço confortável para que o consumidor espere o processo de limpeza e secagem com internet Wi-Fi gratuita, ar-condicionado, poltronas e tomadas para recarregar celulares e notebooks. Para quem deseja investir em uma loja de autosserviço, o investimento inicial é de R$ 130 mil da 5àsec, e R$ 155 mil no caso de uma Lavpop.