Gourmetização: serviços premium para destacar franquias

Atualmente a procura e oferta de serviços premium vem aumentando e com isto, movimentando o mercado de franquias. O investimento em produtos Gourmet e a prestação de serviços diferenciados, além de valorizar a marca,  aumentam a rentabilidade de muitas franquias.

Um dos produtos mais consumidos no Brasil, o café, é um dos exemplos das vantagens e expansão desta gourmetização. De acordo com a Abic (Associação Brasileira de Indústria de Café), já são consumidas mais de 20 milhões de sacas de café especial no país.

Há previsões de que nos próximos 10 anos, a produção de cafés premium aumente entre 10% e 12%, graças à popularização e aumento da procura por versões Gourmet, com grãos de maior qualidade, sabores diferenciados e aromas acentuados.

A gourmetização do café se estende a variações de produtos como monodoses, cápsulas ou sachês individuais e cappuccinos zero e a base de soja, por exemplo.

As principais sacas que antes eram predominantemente direcionadas para o exterior agora ganham mais espaço no mercado nacional e as franquias de café gourmet são umas das grandes compradoras.

Franquia de café Gourmet MR. Black 

Uma das oportunidades disponíveis no mercado é a franquia MR. Black. A marca possui um conceito de negócio direcionado para produtos de alta qualidade, investimentos em tecnologia, armazenamento e processo de elaboração diferenciados.

A rede foi fundada e, 2006, em Belo Horizonte (MG) e oferece cafés especiais da marca própria e sugestões para café da manhã, lanches, refeições para almoço, jantar e opções para o happy hour.

No início de 2012 a rede possuía apenas duas unidades, em maio, do mesmo ano, começou a expansão com o plano de franquias e desde então, a marca não parou de crescer. Em 2014 já superou a marca de 12 unidades abertas. Um crescimento de 600% em dois anos.

A marca está presente em cidades como Belo Horizonte, Betim, Contagem, Vila Velha, Goiânia e Cuiabá. Para 2015 há expectativa para abertura da nova unidade no Paraná.

Nos planos de expansão também estão cidades no Nordeste, interior de Minas e em cidades nos estados em que já atua. Até 2017 há previsão de alcance da marca de 30 unidades espalhadas por todo o Brasil.

De acordo com o fundador da marca, Cristian Soares Figueiredo, o mercado de cafeterias ainda está engatinhando no Brasil e há muito espaço para crescimento.

De acordo com Cristian, no exterior, este mercado já é bem consolidado e apesar da concorrência, a MR. Black Café também pretende expandir internacionalmente a médio e longo prazo.

Informações sobre a rede MR. Black Café

O franqueador oferece ajuda para escolha dos pontos comerciais, assessoria na montagem da unidade, treinamento e reciclagem de funcionários e assistência no início das operações.

Além disto, também são disponibilizados sistemas de administração, gestão e controle, negociação centralizada com fornecedores para gerar mais vantagens na aquisição dos produtos, suporte presencial com supervisão de campo, desenvolvimento de plano de marketing e pesquisa de desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Os custos para investimento inicial são:
Mobiliário e equipamentos entre R$120.000,00 a R$250.000,00
(não inclusos custos com locação)
Taxa de Franquia: R$ 45.000,00
Royalty: 5% sobre a receita bruta mensal
Faturamento Médio Mensal: em torno de R$ 65.000,00
Lucro liquido médio mensal: 15% a 20% do faturamento
Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses 

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