A Nação Verde, rede de franquias de produtos naturais, está com mais uma unidade aberta, em Goiânia, região central do Brasil. Com 30 lojas ativas espalhadas por todo o território nacional, a marca tem um forte plano de crescimento e espera alcançar 60 lojas implantadas e 80 comercializadas em todo o país até 2020.
Com mais de 240 produtos sendo vendidos – entre alimentos, suplementos e cosméticos naturais -, a unidade também conta com um espaço para os clientes consumirem no próprio local. Lanches, omelete, sanduíches, salgados, brownies, sucos, cafés, vitaminas e doces saudáveis são os pedidos que mais saem na hora do almoço e no café da tarde.
Além disso, os produtos mais procurados pelos clientes são os da própria linha da Nação Verde: Almazen (alimentos), Bio+ (suplementos) e Vymana (cosméticos). Os destaques são a diversidade de suplementos, o pó de café, os chás e os temperos.
A unidade goiana é gerenciada pelo casal de empreendedores Elaine Martins de Oliveira e Daniel Paniago Peixoto. Ambos são muito regrados com alimentação saudável e estavam procurando uma franquia que conseguisse representar tudo o que eles queriam mostrar para os outros.
“Depois que eu e meu marido decidimos que iríamos empreender em uma franquia, começamos a procurar empresas que fossem diferentes, que apresentassem produtos naturais de qualidade, oferecendo treinamentos para ensinar os funcionários a vender e tratar os clientes da melhor maneira”, afirma Elaine.
Antes de se tornar franqueada da Nação Verde, Elaine estava se dedicando à maternidade, motivo pelo qual resolveu deixar a empresa antiga que trabalhava, que era no ramo de vestuário. Daniel era funcionário de uma multinacional de T.I. Ambos decidiram abrir uma franquia para ter seu próprio negócio e controlar os horários.
Para chegar à escolha da Nação Verde não foi um processo simples. O casal queria algo que fugisse do padrão. Para isso, conversaram com diversas pessoas e foram a diferentes eventos. Em 2018, na ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do Brasil, eles tiveram o primeiro contato com a rede de franquias Nação Verde – e entenderam que ela cumpria todos os atributos para o investimento que planejavam fazer. “Outro diferencial que me chamou bastante atenção foi a possibilidade de três canais de venda, com o ponto físico, e-commerce e porta a porta, o que nos ajuda bastante durante todo o mês”, conta a empresária.
O casal se dedica em tempo integral à loja, tendo uma rotina muito corrida. De manhã, eles costumam ficar um pouco com o filho e, após deixá-lo na escola, vão abrir a loja. O procedimento de abertura inclui a instrução do dia aos colaboradores, conferência dos produtos e abertura do caixa. Na parte da tarde, costumam fazer as ações de marketing, como por exemplo, promoções, degustações de novos produtos e contato com clientes parceiros e fornecedores.
Elaine diz que a maior vantagem de ter seu próprio negócio é ter a chance de se tornar um empreendedor de sucesso. “Conseguir fazer a minha própria rotina, escolher o meu horário de trabalho e ter a liberdade de comandar um negócio é muito bom e totalmente diferente do que eu tinha vivido até então”, completa.