Criada para fomentar o mercado de tecnologia, a AUTOCOM – Feira Internacional de Automação para o Comércio – há 20 edições reúne os principais empresários do mercado e interessados em investir no segmento. Pela segunda vez consecutiva, a Gigatron Franchising participa do evento, aproveita a oportunidade para apresentar seu modelo de negócio de baixo investimento e que neste ano vem carregado de novidades em serviços para atrair novos franqueados.
O encontro será realizado no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 3 e 5 de abril. Participam desse acontecimento fabricantes de hardware e periféricos, software houses, empresas da área de suprimentos e canais de distribuição. “Esse é um dos principais eventos que acontecem no Brasil no segmento de automação comercial, ele reúne os grandes players do segmento e gera uma vasta oportunidade de novos negócios para toda rede Gigatron”, fala Marcelo Salomão, diretor executivo da marca.
Animado, Marcelo se prepara para apresentar algumas novidades. Entre elas, o novo posicionamento que a marca passará a adotar no mercado, classificada como Gigatron Cloud. Ou seja, atuará também com serviços exclusivos com soluções em nuvem para seu público alvo, o pequeno e médio varejo, como também, prestadores de serviços.
Entre os serviços com essa nova tecnologia, o empresário destaca o Virtuozo e o Meu Restaurante. Esse primeiro é um sistema de gestão operacional cuja função é permitir – por meio de seus indicadores e gráficos – que o usuário faça uma gestão financeira pessoal ou de sua empresa. Já o segundo, é um software destinado ao setor de alimentação, no qual proporciona uma gestão mais assertiva e detalhada sobre o fluxo de caixa.
Lançamentos 2018
Além disso, a rede apresentará dois novos serviços que são lançamentos neste ano: O CEP Nacional; serviço de consulta para empresas que precisam analisar determinada região ou o público existente nele. Basta acessar o site e inserir o CEP da localidade, e então aparecerão informações bem detalhadas, reais e atualizadas sobre o local. Exemplo: Renda per capita, número de habitantes, cidades próximas, total de empresas existentes, clima, faixa etária dos moradores, entre outros.
E o Giga Drive; plataforma que facilita a comunicação entre empresas enviando arquivos em tempo real em um processo automático. Por exemplo: todo mês os escritórios de contabilidade enviam documentos para seus clientes, tanto por e-mail, quanto presencial. Essa solução otimiza todo esse processo, ao fazer o upload e download dessas informações dentro da plataforma Super Drive, otimizando os trabalhos das empresas e dos contadores.
Em busca de franqueados
No ano passado, segundo a avaliação do diretor, os resultados obtidos com a participação na AUTOCOM foram ótimos para a Gigatron. No total houveram seis franquias fechadas. O que representou um crescimento de 11% no número de clientes. Para este ano, a expectativa é de que 20 acordos sejam feitos, o que gera a perspectiva de 600 novos clientes usuários da solução.
O que impulsiona essa expectativa é também a certeza de sucesso que a rede fará com a comercialização dos planos White Label. A Gigatron possui em seu modelo de negócio essa modalidade de licenciamento no qual permite a qualquer empresa inserir sua marca e identidade visual, e distribuir a solução tecnológica como se fosse sua. “Esse plano gera a possibilidade de colocar a marca do empresário em outra plataforma. Se adquirir a licença não precisa usar a marca Gigatron. O empreendedor consegue otimizar e lapidar essa plataforma com a identidade dele”, explica.
Valor atrativo
O modelo de negócio também promete atrair um bom público. O investimento inicial é de nanofranquia: R$10 mil, já incluindo taxa de franquia e capital de giro. O lucro líquido R$3.500; taxa de retorno de um a 12 meses; não cobra taxa de royalties e ainda possibilita ao franqueado atuar de acordo com seus próprios horários – já que ele pode trabalhar home office.
Para quem prefere uma estrutura completa, a marca oferece a modalidade Loja Física. Nessa, o investimento inicial é de R$13.900,00, já incluindo a taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação. O lucro líquido é de R$4 mil; taxa de retorno de três a 12 meses; e também não possui taxa de royalties.
Os trabalhos funcionam assim: basicamente o candidato à franquia é credenciado e homologado com todos os softwares da rede, em seguida ele vai até o possível cliente, identifica a necessidade e na sequência faz a implantação da solução em software solicitada. A monetização vem através de uma receita recorrente, por conta da utilização do software, no qual, o cliente final paga uma mensalidade para o franqueado. “E a partir dai o ele começa ir a campo realizando atendimentos e a prospecção de novos clientes”, fala o empresário.
E para que ele cresça e se empodere no seu local de atuação, a rede oferece um suporte completo. Faz parte dessa oferta: apoio comercial, marketing, técnico, auxílio para converter novos clientes e a manutenção para ter o melhor desempenho possível do operacional da franquia, entre outros. “Oferecemos todo o suporte inicial para desenvolvimento das habilidades, funções dos softwares e equipamentos operacionais. Em seguida é feito a liberação do suporte comercial, com estratégias de expansão. Na sequência, o setor de marketing cria todo conteúdo gráfico e digital. E por fim, o suporte técnico é oferecido para sanar dúvidas”, explica o empreendedor.
Mas, antes de dar início as atividades, a Gigatron prepara o investidor por meio do treinamento que é feito em duas etapa que se dividem entre ser online e presencial.
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Endereço: Av. Otto Baumgart, 1000, São Paulo (SP). Horário: 10h às 18h