A união entre a paleteria Los Paleteros e a holding de franquia 300 Franchinsing em uma joint venture deu origem a Melt & Co., uma rede especializada em sorvetes, açaí e fondue de chocolate no formato de atendimento self-service. A sorveteria já chega ao mercado estruturada, com operação em Curitiba (PR) e um plano de expansão arrojado de chegar a, pelo menos, 100 unidades em 2021, sendo que 30 destas já estão em fase de implantação em oito estados: Paraná, São Paulo, Brasília, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O know-how que os sócios Gean Chu (Los Paleteros) e os irmãos Leonardo e Leandro Castelo (300 Franchising) adquiriram ao longo de anos de sucesso e aprendizado resultou em um planejamento minucioso na criação da Melt & Co., que exigiu um aporte R$ 400 mil para ser concebida num conceito complementar ao da famosa rede de paleterias. Trata-se de um projeto capaz de absorver as variações sazonais e de garantir alta rentabilidade aos investidores ao longo de todo o ano, suportando também eventuais crises macroeconômicas.
A ideia central da sorveteria é bem simples: enquanto os sorvetes tendem a vender bem mais em dias quentes, os fondues combinam com o frio. Já o açaí, que vem se tornando preferência nacional, tende a um histórico de vendas linear durante todo o ano. “Identificamos uma série de dores de quem atuava neste mercado e, a partir disso, criamos um negócio anti-frágil”, explica Gean Chu, fundador da Los Paleteros e co-fundador da Melt & Co.
A nova marca nasceu como um modelo de negócio com custos operacionais reduzidos e facilidade na logística, uma vez que todos os ingredientes são secos, podendo alcançar às mais longínquas cidades do país. “Toda a produção foi trazida para dentro da loja. A Los Paleteros, por exemplo, tem uma forte dependência de logística de ultracongelados, que é a mais cara possível para o segmento. Na Melt & Co., com a produção sendo feita dentro da loja, conseguimos utilizar o transporte seco, reduzindo custos de logística e aumentando a lucratividade”.
Deste modo, é possível baratear enormemente os custos, o que também facilita na diversificação do cardápio. “Conseguimos trabalhar uma variedade de sabores muito maior. Se quisermos, todo mês, trazer um sabor novo, como graviola e cupuaçu, por exemplo, conseguimos implementar facilmente.”, ressalta Chu.
A Melt & Co. aposta no modelo desenvolvido para ser replicado principalmente em lojas de rua, podendo mesmo se fixar em bairros afastados de shoppings, o que reduz os custos operacionais. “A loja de rua tem menor custo e maior liberdade de gestão em dias e horários de operação”.
Com investimento inicial a partir de R$ 180 mil, a Melt & Co. oferece aos franqueados um sistema de operação facilitado, com produtos exclusivos e alta lucratividade. Graças ao sistema de self-service, uma loja pode ser operada por apenas uma pessoa nos horários de baixa circulação de clientes, resultando na racionalização de custos operacionais.
Na área de gestão, toda a contabilidade das unidades é centralizada pela própria franqueadora, e os franqueados contam com treinamento financeiro realizado por uma empresa especializada em franquias. “Trouxemos profissionais de suporte de altíssimo nível. Manter toda a contabilidade centralizada faz com que tenhamos acesso mais rápido e fidedigno à situação das lojas e somos mais assertivos na proposição de ações específicas para cada unidade.”, garante Chu.
Além disso, as franquias contam com o trabalho da franqueadora na automação das ações de marketing, incluindo a participação no Clube Melt, programa de fidelidade que inclui cashback e que gera campanhas visando estreitar o relacionamento com os clientes