O ano de 2020 bateu recorde no registro de microempreendedores (MEIs) segundo dados do Ministério da Economia. Foram 10,9 milhões de novos registros até setembro deste ano, alta de 14,8% em relação ao ano anterior. A perspectiva, agora, é que o número continue subindo, com a projeção de retomada da economia. A aposta é que as franquias de baixo investimento alavanque o setor, sobretudo do franchising.
Com até R$ 35 mil, valor que pode corresponder a um carro popular é possível investir em redes rentáveis de diferentes segmentos, como a PremiaPão, rede especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão, que tem por intuito criar um produto de mídia de baixo custo e que gere maior engajamento em comparação com as tradicionais. Com três modelos de negócio, a PremiaPão promete payback em até oito meses, com investimentos que variam de R$ 10 a 20 mil, dependendo da região do franqueado.
Para quem não se interessa pelo ramo da publicidade, franquias de cuidadores com foco no público da terceira idade podem ser uma boa opção. Pioneira no segmento, a Home Angels, possui valor de investimento a partir de R $25 mil, com faturamento bruto em torno de R$ 80 mil por mês. O modelo de negócio apresenta margem média acima do mercado, baixo custo operacional e retorno do capital investido é de 18 e 24 meses. Mesmo com a pandemia, o crescimento da Home Angels aconteceu de forma exponencial.
Outro setor que está crescendo é o de limpezas residenciais e comerciais. Há quase dez anos no mercado, a Limpeza com Zelo conta com métodos eficazes de limpeza e desinfecção, seguindo protocolos europeus e que garantem segurança em sua aplicação. O investimento inicial para o novo franqueado é a partir de R$ 35 mil, que receberá formação técnica completa, contará com ferramentas de gestão, suporte administrativo e garantia de contratos iniciais.