Em meio ao cenário de pandemia que o mundo está vivendo, empreender é uma das alternativas para quem precisa se recolocar no mercado. O mercado de franquia continua sendo uma opção segura de investimento. O estudo da ABF divulgado recentemente identificou que o setor reagiu rápido aos reflexos da pandemia. Dentre as principais ações já adotadas (índice superior a 70%) estão serviços online, orientações e treinamentos sobre Covid-19, delivery, e-commerce e promoções. Um pouco abaixo, mas com grande penetração, estão a formação de comitês de crise, criação de novos produtos ou serviços, desenvolvimento de novas tecnologias/inovação e ações solidárias (índice superior a 55%).
Toda essa estrutura implícita nas redes de franquias as tornam mais sólidas no mercado proporcionando melhor desempenho. Avaliando a necessidade de se reinventar, redes de franquias têm visto nos eventos no formato on-line uma possibilidade de continuar seu plano de expansão e fortalecer as marcas nesse momento. A Feira Virtual de Franquia é a primeira feira do setor totalmente virtual e que já conta com mais de 50 marcas para a primeira edição que acontece em São Paulo, no próximo dia 8. “Na Feira Virtual de Franquia é possível realizar uma conferência on-line com o franqueador. Uma reunião com o consultor da marca que estará 100% disponível para explicar tudo sobre o negócio. Inclusive tirando as dúvidas que surgirem. A nossa ideia ao desenvolver o modelo é manter conectado investidores e marcas para que os negócios possam continuar sua expansão”, explica Ricardo Branco, diretor executivo da feira.
Apostando nessa nova experiência e entendendo o atual momento do empreendedor, redes de franquia que participarão da primeira edição do evento desenvolveram medidas para facilitar o investimento em um novo negócio: redução de taxas, bônus com produtos, aumento no número de dias para inauguração das unidades, parcelamento, entre outras opções para estimular o empreendedorismo, seja ele por necessidade ou opção.
Confira as condições que algumas marcas que estarão na Feira Virtual de Franquia estão oferecendo:
A Jan-Pro é uma empresa de serviços de limpeza comercial americana que possui como modelo de negócio microfranquia, franquia de gerenciamento e franquia empresarial. A rede garante os 12 primeiros meses de faturamento para seus franqueados. Na Jan-Pro, como a taxa de franquia é dólar, a franqueadora está negociando com a moeda a R$ 4,00 para não ter problemas com a flutuação, já que o dólar já passa dos R$5. Essa condição já garante um desconto de 25% no valor da franquia. Além disso, estão aceitando receber 5% do valor e para quando acabar a crise financiam em 36 meses o restante com financiamento próprio, tudo isso pra facilitar pro interessado na franquia. A taxa de franquia é a partir de R$ 11.200,00.
2) Orgânica
A Orgânica, é uma empresa de cosméticos com base 100% vegetal em seus produtos e acessórios para corpo e banho. Sempre em busca de um mundo mais sustentável, a marca não faz testes em animais. Para clientes que fecharem negócio por meio da feira a rede terá duas condições especiais: 1) Na compra do quiosque o franqueado também ganha um carrinho de madeira para gerar experimentação e venda, ou seja, a oportunidade de ter 2 pontos de venda. 2) Condição especial de pagamento: Mercadoria com prazo de 45 dias após o início da operação. O investimento total da franquia é R$ 99 mil, incluso quiosque, mercadoria e taxa de franquia.
3) Emagrecentro
Emagrecentro a maior rede de franquias de emagrecimento do Brasil
A Emagrecentro é referência na áreas de emagrecimento e estética e tem como objetivo oferecer tratamentos de emagrecimento e estética com preços acessíveis. São mais de 160 unidades em 21 estados brasileiros. Em 2018, iniciou a expansão internacional com inauguração da unidade em Orlando, FL-EUA, que atua com a marca Best Shape Med SPA com 2 unidades em operação e mais 18 em fase de implantação. O investimento total do negócio é R$ 100 mil com taxa de franquia de R$ 20 mil. A Emagrecentro não cobrará taxa de franquia para os participantes da feira até 15 de agosto.
4) Mary Help
A Mary Help agencia uma equipe de diaristas preparadas em sua escola de capacitação para a realização de serviços de limpeza, sanitização, faxina, lavar e passar roupas, agenciamento de mão de obra para festas e eventos, cozinheiras, entre outras. É uma proposta de negócio inédita no Brasil, operado no sistema de franchising desde 2011. Para negócios fechado na feira, a marca não cobrará taxa de franquia.
5) Mexidinho
O Mexidinho é uma franquia de comida brasileira no box no formato de restaurante Delivery e Delivery com atendimento ao público presencial. São refeições completas com mix de ingredientes picadinhos. São mais de 38 sabores da culinária brasileira. O investimento total do negócio é a partir de R$ 100 mil. Durante a feira a rede concederá R$ 10 mil de desconto na taxa de franquia que tem o valor a partir de R$ 40 mil dependendo da modalidade.
O Restaurante Bar do Alemão de Itu, conhecido internacionalmente pelo tradicional “Filet à Parmegiana de Itu”, é hoje o Restaurante mais antigo, no mesmo local, da mesma família no Brasil. Operando desde 1902, tornou-se referência na Gastronomia Brasileira, produzindo além de pratos da cozinha internacional, também o original Filet à parmegiana de Itu, com receita exclusiva, compartilhada de geração para geração. A rede oferece 3 modelos de negócio com investimento total a partir de R$ 150 mil. Para contrato fechado a partir da feira, será possível parcelamento da taxa da franquia e início do pagamento dos Royalties 30 dias após inauguração.
A rede oferece frangos crocantes e demais produtos do mix no box no melhor estilo americano. Atualmente são 36 lojas em operação em 7 estados brasileiros, sendo eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Acre, Pará. Com investimento total a partir de R$ 80 mil, aos participantes da feira a rede oferecerá até 10 de Julho desconto nas taxas de franquias em 30%.
8) Baby Duck
A marca nasceu no Paraná há 25 anos e está no franchising desde 2018. Com fabricação própria, o que contribui para preços mais competitivos no mercado, toda a linha de produtos é confeccionada em malha 100% algodão para proporcionar conforto aos bebês. Os produtos vendidos nas lojas da rede são variados e vão de macacões, camisetas, conjuntos, pijamas até pantufas, tapa fraldas e outros acessórios. Com investimento total a partir de R$ 100 mil, para negócios fechados na feira a rede oferecerá parcelamento de estoque (30/60/90/120 dias).
Inscrições gratuitas para investidor
Para quem busca um negócio para investir a participação é gratuita. Basta se cadastrar no site da feira e escolher as marcas que se identifique e queira realizar a reunião virtual no dia e horário agendado. “Uma das vantagens desse formato é que não é necessário qualquer deslocamento evitando custos e otimizando tempo”, conclui Branco.
Até o momento, já são mais de 45 opções de redes participantes. A primeiras edições que devem acontecer a partir de julho nas seguintes datas: 08/07 – São Paulo/SP, 22/07 – Belo Horizonte/MG, 29/07 – Rio de Janeiro/RJ.