Franquias: o engajamento dos franqueados e o sucesso da rede

O bom desempenho de uma rede de franquias é conquistado a partir de diversos fatores e um dos principais pontos é o nível de engajamento dos franqueados, que impacta diretamente nas vendas com clientes finais, na visibilidade e posicionamento da marca no mercado em que atua. O sucesso de uma rede de franquia está diretamente ligado à dedicação individual de cada unidade franquiada. Para motivar esse engajamento, é importante estabelecer uma comunicação efetiva e contínua e manter um bom relacionamento entre ambas as partes.

Além dos canais tradicionais para melhorar a comunicação, como telefone, aplicativos de mensagens e e-mail, as franqueadoras precisam buscar novas opções para melhorar esse elo, com ajuda da tecnologia, para que haja uma escuta e suporte ativo aos franqueados, fazendo com que eles se sintam parte integrante da marca e tenham sensação de pertencimento à rede.

A fim de garantir a melhor imersão sobre a franquia, o Grupo TSValle, rede de franquias de seguros, presente no mercado segurador desde 2003, oferece treinamento presencial e online a todos os franqueados, sem a necessidade de ter experiência na área para atuar na rede. Além disso, também é oferecido treinamento da metodologia de vendas e prospecção da empresa, pontos importantes para garantir o sucesso dos negócios. A rede desenvolveu um sistema de big data para prospecção assertiva de clientes e criou uma plataforma para que cada franqueado possa fazer a gestão de sua unidade e ter acesso a todas as informações sobre a rede.

Vale ressaltar também que, antes de tudo, existem razões que levam um empreendedor a optar por uma franquia, entre eles: suporte contínuo e apoio na administração do negócio, com áreas administrativas e operacionais, taxas dentro da média, treinamentos, transferência de know how entre outros fatores que garantem maiores chances de engajamento com a franqueadora.