Quando acabava 2014, a expectativa para 2015 já se mostrava bastante incerta e até sombria para muitos empreendedores. Crise política agravando a crise econômica e o brasileiro agindo cada vez com mais cautela, se preparando para dias difíceis, poderiam fazer com que muitas redes de franquias se mantivessem no mesmo patamar, sem avanços, ou até pior, com retração.
Na contramão das previsões, o franchising tem apresentado crescimento bem acima de quase todos os mercados, demonstrando um potencial enorme para encarar momentos de adversidade. De acordo com a ABF (Assocciação Brasileira de Franchising), o setor registrou crescimento de 11,2% no primeiro semestre de 2015 frente ao mesmo período do ano anterior. Comprovando um pouco desses números, algumas redes sentiram efeitos positivos e alavancaram as vendas de unidades e, consequentemente, o faturamento. Veja alguns exemplos:
Vinho & Ponto
A rede, que aderiu ao sistema de franchising ao fim de 2014, entrou em 2015 com duas unidades abertas. Agora, um ano depois, são 16 lojas já em operação e outras quatro unidades em fase final de implantação. Para o próximo exercício, a expectativa é conquistar 30 novos franqueados, o que credenciaria a marca a se tornar a maior rede de lojas especializadas em vinhos na América do Sul.
“O cenário de demissões e o risco econômico acendeu em muitas pessoas a chama do empreendedorismo em 2015. Muitos desses novos empresários buscam negócios que possam render financeiramente já em curto prazo. No nosso caso, o vinho tem um grande potencial de crescimento no Brasil e, certamente, quem estiver melhor estruturado e pronto para este mercado irá colher os melhores frutos rapidamente”, afirma Erni Luis da Silveira, diretor da empresa.
Master House Manutenções e Reformas
Outra que entrou para o franchising na transição de 2014 para 2015, a rede especializada em serviços de reparos e reformas (manutenção predial, pintura, alvenaria, hidrálica, elétrica, jardinagem etc.) registrou uma guinada substancial neste ano. De cinco unidades em operação, em 12 meses a marca alcançou a marca de 30 franqueados, superando as projeções traçadas para o primeiro ano como franqueadora. Para 2016, segundo o diretor Allan Comploier, a meta é dobrar esse número.
“Alcançamos 25% do market share em apenas um ano como franqueadora. Agora, vamos trabalhar forte para continuar desenvolvendo uma rede sustentada nas bases de qualidade e suporte para nos tornarmos Top of Mind do segmento de reformas e manutenções já em 2017”, calcula Comploier.
Pão to Go
Desde 2013, a rede que lançou o sistema de padarias drive-thru no Brasil vem registrando crescimentos expressivos. Em 2015, até mesmo por conta do alto volume de franqueados, a marca passou por reformulação geral, com novos executivos assumindo postos importantes, que proporcionaram uma organização sustentável ao negócio. “Este ano foi marcado pela abertura de diversas unidades em vários pontos do país. Mais do que comercializar franquias, nos concentramos em oferecer todo o suporte necessário ao franqueados que já haviam assinado contrato com a rede. Agora, os planos já estão traçados para retomarmos o crescimento em 2016, objetivando chegar a mil lojas até 2020”, revela Alexandre Abud, diretor de operações. A marca também investirá em novos modelos de negócio já no próximo ano.
ObentôMania
A marmita japonesa, ou bentô, mais especificamente, começou a se popularizar na cidade de São Paulo graças à marca. Se a culinária japonesa já caiu no gosto do brasileiro, a rede inovou e trouxe novos produtos e serviços, ganhando destaque entre os paulistanos. Agora, a meta é cair também nas graças de outras capitais e regiões metropolitanas. Em 2015, todas as lojas próprias da rede – três –, passaram pelo processo de refranchising. Além disso, outras duas unidades franqueadas foram abertas. Para 2016, segundo Mario Almeida, um dos sócios, a estimativa é chegar a 15 pontos e instalar um loja conceito em algum local de grande impacto, ainda sendo estudado internamente.
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