Franquias fazem ações para o Dia do Consumidor

Comemorado no dia 15 de março, a data é marcada pela oportunidade de expandir o negócio e fidelizar os clientes

Criada em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy, o Dia do Consumidor passou a ganhar visibilidade no Brasil a partir de 2014. Cada vez mais relevante, a data é considerada a Black Friday do primeiro semestre. Com isso, diversos segmentos passaram a aproveitar o movimento para oferecer descontos ao público e ganhar credibilidade.

A Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que em dados gerais, o setor regrediu 10,5% em 2020. Com o faturamento de R$ 167,1 bilhões, é possível afirmar um recuo de quase três anos. Porém, ao analisar o 4º trimestre de 2020 é possível verificar uma curva de recuperação se aproximando dos níveis pré-Covid. O estudo revela ainda que o franchising registrou um faturamento de R$ 53,976 bilhões nesse período, apenas 1,8% menor ao mesmo período do ano anterior.

Um dos fatores que auxiliam a ascensão dessa curva é o fato de que a confiança empresarial não se abalou entre os anos de 2019 e 2020. O setor se adapta as crises de maneira muito mais rápida e eficiente do que outros modelos de negócios, já que franqueador e franqueados podem trocar ideias de como agir em determinadas situações.

Sabendo disso, algumas marcas do franchising criaram ações para atrair investidores e fidelizar o público alvo. Como o Instituto Gourmet, rede de franquias de ensino profissionalizante em gastronomia, que entre os dias 15 e 19 de março, estará com 5% de desconto no pagamento à vista da taxa de franquia e um cashback de R$ 10 mil para compra da próxima unidade no prazo de seis meses. Já para o consumidor final, a marca disponibilizará descontos de até 40% na matrícula em todas as unidades.

Outra rede que também estará com condições especiais é a Brasileirinho Delivery, restaurante de comida típica brasileira com um diferencial: servida in box. Entre os dias 15 e 19 de março, na compra do box do dia o cliente ganhará uma batata frita e uma Coca-Cola (200ml). Porém, a promoção terá um número limitado de box por unidade, para saber mais, siga a marca nas redes sociais.

Já a Love Gifts programou uma condição super especial para quem deseja empreender. Durante a Semana do Consumidor, será possível parcelar a taxa de franquia em 10x no cartão de credito sem juros, facilitando e dando oportunidade de empreendedores se tornarem franqueados no formato Home Based, onde o investimento é de apenas R$ 29.900,00 e a taxa de franquia é no valor de R$ 15.000.00. A ideia da marca é que, parcelando sua taxa de franquia em 10x, o franqueado terá condição de fazer o pagamento dessa taxa com suas próprias vendas e obter excelentes resultados. Já para o consumidor final, as 29 lojas da rede estarão com 10% de desconto em todos os produtos e até 50% em produtos selecionados.