Nem sempre é tarefa fácil escolher o negócio certo para investir e tornar-se empreendedor. Isso vale tanto para quem está buscando uma fonte única de renda, quanto para os que desejam um bom complemento no final do mês. Uma escolha assertiva pode representar um grande salto na vida profissional e também pessoal. No mercado brasileiro, uma das opções mais buscadas pelos empreendedores é o modelo de franquias, que são consideradas mais seguras. Ter o respaldo de quem já trilhou um caminho anteriormente e conhece bem o mercado no qual atua é a melhor opção para evitar os erros.
Segundo pesquisas da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor foi 8% maior que 2016 e a projeção para 2018 é manter o mesmo ritmo de crescimento. Destacam-se as franquias de baixo investimento inicial, opção compatível tanto para complemento de renda, como para ser a principal atividade do empreendedor. Elas são encaradas ainda como um bom negócio para investidores em busca de bons retornos.
No entanto, nem sempre este caminho é tão fácil. Os entraves podem começar com o excesso de burocracia. Avaliação de documentos, estudo de perfil, questionários e mais questionários solicitados, comprovação de capacidade financeira, crédito para capital de giro, entre outros itens costumam ser os requisitos iniciais. Para a frustração de potenciais franqueados, muitas vezes a resposta é negativa por parte da franqueadora, por entender que o interessado não é aderente à cultura ou ao DNA da empresa ou não possui o perfil adequado.
Mas já existem opções de franquias que, além de terem processos de captação e inserção desburocratizados, possuem operações muito simples de serem executadas e geridas. É o caso do Grupo CSL – Carro e Sofá Limpo, líder em franquias de higienização e impermeabilização de estofados, com mais de 1,6 mil atendimentos por mês. Juntos, todos os atuais 44 franqueados do Grupo faturam cerca de R$ 4 milhões ao ano.
O Grupo CSL adotou o modelo de franquias no segundo semestre de 2014. Segundo seu diretor e proprietário, Tarcísio Marchiorato, os números do negócio são expressivos, com crescimento de mais de 70% ao ano no número de franqueados, justamente pela facilidade de aquisição do negócio. O modelo da empresa está baseado em oito tópicos. São dicas valiosas para se observar na hora de escolher, com segurança, onde investir e qual ocupação profissional seguir.
1. Sem burocracia na entrada
Para entrar no Grupo, inicialmente é feita uma análise de perfil e da capacidade empreendedora do candidato por meio de uma entrevista simples, por telefone, já no primeiro contato. É um bate-papo para avaliar a “química” entre o gestor e o interessado. “Na Carro e Sofá Limpo acreditamos no ser humano e na vontade das pessoas de conquistar independência financeira. Deixamos bem claro, desde o início, que o sucesso é proporcional ao trabalho e ao esforço de cada um. Se o interessado se comprometer com este propósito com transparência, já está apto para entrar no grupo”, explica Marchiorato.
O empresário diz ainda que não é por ter o nome “sujo” ou restrições no CPF que ele não pode vir a ser membro do Grupo. “Já tivemos casos de pessoas negativadas e ressalto que não é isso que determina a capacidade ou o caráter de alguém. Faço questão de pessoalmente conversar com os interessados. Sou franco e já cheguei a orientar pessoas a buscar outra opção de investimento ou se desenvolver mais para uma visão empreendedora antes de entrar no ramo”, exemplifica.
2. Baixo investimento e pagamento facilitado
O segundo ponto é a forma de pagamento. Além de já ser uma franquia de baixíssimo custo, o pagamento ainda é facilitado com parcelamento. São R$ 19.900,00 com entrada de R$ 7.900,00 e o restante parcelado em até seis vezes de R$ 2.000,00.
Sendo o prazo estimado de retorno de seis meses, o lucro real já vem após o pagamento da taxa única de franquia. Esta taxa envolve todo o equipamento, treinamento e capacitação, uniformes, material gráfico e material digital (software de gestão das ordens de serviços, página já formatada nas principais redes sociais, site e e-mail próprios da regional onde irá atuar). E, de brinde, o franqueado recebe o seu primeiro kit de produtos de higienização e impermeabilização para realizar os primeiros serviços sem ter este custo.
3. Não é necessário ter espaço físico
Não é necessário ter espaço físico, ou seja, não há custos fixos com aluguel de sala, condomínio, luz e água. Sendo um micro empreendedor individual (MEI) já é possível iniciar a operação no sistema home office. É necessário apenas possuir veículo e CNH válida.
4. Não é preciso ter experiência no ramo
O quarto ponto apoiado pelo Grupo CSL é que não há necessidade de ter experiência no ramo. “Temos casais, mulheres, aposentados que buscavam renda extra e/ou uma ocupação, jovens formados em início de carreira, ex-colaboradores de grandes empresas e de multinacionais, desempregados etc. Somos inclusivos e aqui há oportunidade para todos. Aqui há qualidade de vida e flexibilidade de horários e é isso que as pessoas buscam hoje em dia”, relata o diretor.
5. Sem cobrança de royalties ou outras taxas
O quinto item é que não há a cobrança de royalties ou taxa administrativa, porcentagem sobre faturamento ou participação de marketing e publicidade. O que soa estranho para muitas franquias, no Grupo Carro e Sofá Limpo é realidade: nada disso é cobrado. O franqueado, pagando a taxa inicial, tem direito ao uso da marca, aos insumos iniciais e recebe suporte integral, full time.
6. Rede de suporte e gestão colaborativa
O sexto tópico é a proximidade com a rede de suporte e o apoio gerado e estimulado entre os franqueados. “A troca de informação é uma constante. Temos ferramentas de comunicação interna que promovem o intercâmbio de informações entre os franqueados e estimulam o relacionamento. O problema de um, muitas vezes o outro já tem a solução. Temos todos os profissionais responsáveis da empresa que prestam suporte a qualquer horário que o franqueado necessitar, tanto apoio técnico como de gestão e de marketing, mas a interação entre eles é intensa e muito satisfatória para todos. É um crescimento mútuo do grupo. Uma gestão colaborativa. As pessoas sentem-se bem sendo ajudadas, mas, ainda mais, quando ajudam ao próximo. Somos informais, mas temos regras”, avalia Marchiorato.
7. Linha exclusiva de produtos
O sétimo fator é o fornecimento da linha exclusiva de produtos para franqueados. “Isso mantém nosso padrão de qualidade e evita que o franqueado desfoque do seu negócio tendo que pesquisar e buscar produtos no mercado. Cada produto da linha foi desenvolvido sobre os passos dos nossos processos e atende às necessidades de cada procedimento, além do preço ser bem mais atrativo do que os praticados por aí”, destaca o empresário.
8. Metodologia própria de gestão
O oitavo ponto é a metodologia própria de gestão do Grupo Carro e Sofá Limpo , a ICAP, criada por Marchiorato a partir da observação da atuação dos franqueados no dia a dia e também dos movimentos do mercado. Segundo ele, é o que garante o sucesso de cada franquia, pois é a base da gestão e o segredo do negócio. O diretor explica que crescer sem método e sem melhoria contínua não dá. “Muitas empresas concorrentes deixaram ou desistiram da ideia de serem franqueadoras por ser algo nada simples. Muitas aventureiras por aí ainda vão quebrar. Ser responsável pelo negócio de terceiros é bem complexo, mas extremamente satisfatório para nós, gestores desta grande família GCSL.”, comemora.
A parceria e camaradagem entre todo o grupo é tamanha que, por sugestão dos próprios franqueados, em setembro ocorrerá um grande encontro, no litoral de Santa Catarina. “Eles se falam todos os dias e querem se conhecer presencialmente. Estou bem feliz por poder contribuir diariamente pelo desenvolvimento dessa amizade que só faz crescer os negócios e o sucesso de todos. Método, colaboração e satisfação são a alma do negócio”, ressalta o empresário satisfeito.