Franquias delivery são a aposta para empreender em 2022

Sem a necessidade de investir em estrutura física, os negócios delivery continuarão sendo procurados para empreender este ano; Franquia Acquazero mostra as vantagens de abrir uma operação de limpeza ecológica

As entregas delivery conquistaram de vez os consumidores durante essa pandemia do Covid-19. Tendência no mercado, a praticidade, que até então rondava com maior frequência o segmento de alimentação, hoje já é visto em todos os setores, que inclusive, tiveram que se adequar em tempo recorde o amadurecimento digital.

Os hábitos dos brasileiros mudaram e chegaram inclusive nas cidades do interior. Lugares que não ofereciam o serviço de entrega começaram a ganhar força e se popularizar. As compras online impulsionaram o crescimento do delivery, e a pandemia aumentou a confiança dos brasileiros por produtos online, já que perceberam que comprar em lojas físicas já não era mais a única alternativa.

“Desde o início de 2020 até o início deste ano percebemos um aumento de 500% no serviço delivery. Tendo o auge, por exemplo, em 2020, nos 3 primeiros meses do início da pandemia no Brasil. Com o distanciamento social e ficando mais tempo dentro de casa, a busca por serviços de higienização dentro do lar foram muito requisitadas”, avalia Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero, rede especializada em lavagem ecológica de veículos e limpeza home care.

Mercado resiliente

No último relatório divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a pesquisa de desempenho do terceiro trimestre de 2021 revelou a recuperação do setor com variação positiva de 7,8% atingindo faturamento de R$ 47,385 bilhões de julho a setembro do ano passado.

Ainda segundo o relatório, o setor totalizou 1.388.560 trabalhadores diretos nos meses de julho, agosto e setembro, ante 1.254.234 no mesmo período de 2020, um crescimento de 10,7%. Cerca de 17% dos empregos diretos no franchising são ocupados por pessoas em sua primeira experiência profissional.

De acordo com o estudo da ABF, o delivery, e-commerce e as dark kitchens continuarão presentes no dia a dia das franquias nos próximos anos.

Praticidade

Para quem está em busca de trabalhar no setor de limpeza delivery, o franchising tem despertado a atenção de muitos brasileiros que buscam começar um negócio com mais segurança e suporte.

Mol pontua que com a mudança do comportamento do consumidor, como a preferência por serviços no formato delivery, a modalidade une praticidade e segurança. “Mesmo a rede já trabalhando com esse formato há anos, durante a pandemia, 60% dos novos franqueados que adentraram a rede Acquazero optaram pelo modelo delivery. É um hábito que cresceu e tende continuar aumentando”, diz.

Barato, prático e como uma opção de ter o próprio negócio, a Acquazero aposta nesse formato de trabalho onde o franqueado se desloca até a casa ou trabalho do cliente e presta os serviços de higienização ecológica, seja automotiva ou para limpeza em estofados, tapetes e cortinas, possibilitando não só manter a higienização em dia, mas como garantir a manutenção.

Modelo econômico

Sem a necessidade de abrir um espaço físico, o interessante de negócios delivery é a estrutura reduzida que diminui os custos dos investimento e dos gastos do dia a dia, como por exemplo, taxas com aluguel, água e luz, além do mais o franqueado pode optar por conta própria se irá ou não trabalhar com uma equipe de colaboradores ou conduzirá sozinho os serviços.

“Nesse formato é essencial dominar as técnicas para cada tipo de serviço, bem como os produtos e ferramentas. Caso contrário, o franqueado poderá conduzir a operação home office e cuidar das questões burocráticos, organização financeira e agendamentos, e um funcionário fica encarregado de executar os serviços”, diz o diretor executivo da franquia.

O investimento inicial é de R$ 23.600 para o modelo delivery, com faturamento médio mensal estimado em R$ 12 mil e prazo de retorno do capital investido entre 3 a 6 meses.

A franquia Acquazero implantou diversas maneiras de oferecer serviços utilizando pouquíssima água, além de produtos biodegradáveis e flanelas de microfibra. A medida a transformou na maior rede do segmento em número de unidades no Brasil, presente em quase todos estados brasileiros, atualmente com 750 operações, inclusive nos Estados Unidos.

Mol enfatiza que o objetivo principal é minimizar o desperdício. Tanto que a rede usa apenas 300 ml de água (o equivalente a um copo americano) para limpar toda parte externa do carro, e isso só é possível porque os produtos usados auxiliam na quebra de partículas de sujeiras permitindo que o veículo fique limpo e brilhando. Enquanto que em uma lavagem convencional é gasto em média 320 litros de água.

“Uma lavagem ecológica leva cerca de 45 minutos, o que possibilita que o franqueado atenda 8 clientes por dia, com um ticket médio de R$ 140,00. Vale destacar que, como o franqueado tem a escolha de colocar mais pessoas para trabalhar com ele, consequentemente esse número de atendimentos poderá dobrar, bem como sua renda”, finaliza.

Além do modelo delivery, a Acquazero oferece três modelos de negócios, entre eles loja física e desenvolvedor de área.