Apesar da crise, o mercado de franquias continua em alta no País – pelo menos para as redes de hotelaria e turismo. Entre janeiro e março deste ano, esse setor registrou crescimento de 31% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O resultado surpreende após queda de 15% nas receitas no primeiro trimestre de 2016. A maior estabilidade da moeda americana e a redução, ainda que lenta e gradual, do endividamento das famílias são apontadas como as principais causas da retomada desse segmento.
De acordo com o fundador e CEO da Flyworld Viagens – primeira microfranquia de turismo do Brasil –, Paulo Atencia, esse crescimento só confirma que o brasileiro adora viajar e consegue se adaptar a diversas situações. “Alguns clientes reduziram o número de dias, outros mudaram o destino, mas poucos deixaram de viajar”, explica.
Segundo o executivo, a expectativa é que as férias escolares impactem nas vendas em julho. “Esperamos uma alta de cerca de 20% neste período. Os destinos mais procurados são as viagens internacionais, principalmente para os países com neve, além da Disney, que sempre tem grande saída, e para o Nordeste”, analisa.
A Flyworld Viagens prevê encerrar 2017 com 70 unidades e atingir 12% de crescimento. “Queremos ampliar a nossa atuação em todo o território nacional. Mesmo bastante desafiador, o cenário apresenta boas perspectivas sobre a retomada econômica e o mercado de turismo pode se beneficiar disso, como já está acontecendo”, observa Atencia.