O mercado de franquias agiu rapidamente diante das adversidades em 2020 e a digitalização dos processos e o investimento na criação de produtos e serviços foram fundamentais para a recuperação das redes no 4º trimestre do ano. Segundo dados da ABF –Associação Brasileira de Franchising-, o setor de saúde, beleza e bem-estar foi um dos que se destacaram no período, com crescimento de 5,4% na comparação com 2019.
A rede de odontologia OdontoCompany foi uma das que promoveram mudanças e inovaram durante a pandemia e conseguiu expandir suas operações tornando-se a maior do mundo no segmento, em número de unidades, com 363 novas clínicas, fechando o ano com 997 em território nacional. A rede investiu em teleodontologia para avaliação dos pacientes à distância, especialmente nos meses mais críticos da pandemia, o que colaborou com a fidelização e captação de novos clientes, além de reforçar os índices de confiabilidade na marca.
Por sua vez, a Doctor Feet, maior rede de podologia e venda de produtos ortopédicos do Brasil, com mais de 80 lojas, sentiu o “baque” da crise sanitária com o fechamento de todas as unidades nos meses de março, abril, maio e junho. Nesse período, no entanto, a rede apostou no atendimento home care e fez investimentos em treinamento para os profissionais seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A iniciativa surgiu da própria demanda de clientes que, em casa, relatavam os problemas e dores da falta do serviço. O atendimento é realizado num raio de até 6km das unidades que já aderiram à novidade.
Diversificar para faturar e voltar aos níveis pré-pandemia também foi a aposta do Pello Menos, uma rede de depilação que investiu R$ 2,5 milhões em máquinas que foram implementadas em 12 unidades, tornando-se a única do franchising a oferecer três tecnologias diferentes de laser e capacidade de atendimento simultâneo em até três pessoas. A previsão é implementar o novo serviço em todas as unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, até o final de 2021, o que deve injetar cerca de R$ 25 milhões no faturamento.