Nos últimos meses, a pandemia causada pelo Covid-19 impactou a economia mundial e modificou o desempenho de praticamente todos os setores, entre eles o de franquias. Diante desse cenário, o empreendedor que busca uma rede para investir – seja para driblar o desemprego, gerar renda extra ou para realizar o sonho de ter um negócio próprio – deve avaliar os segmentos que crescerão mesmo após este momento de crise e incertezas.
Esse é o caso do segmento de Limpeza e Conservação, que se beneficiou do período que exige maior higienização e adaptação dos ambientes domésticos e empresariais para manter ou aumentar a prestação de serviços aos seus clientes. Dados divulgados na Pesquisa de Desempenho Setorial da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam um crescimento de 5,6% no 1º trimestre do ano.
As perspectivas para o setor são boas também para o segundo semestre. “Nos meses de isolamento social, as pessoas ficaram mais tempo em casa e precisaram recorrer aos serviços de limpeza para manter a ordem do dia a dia. O sofá, colchão, estofados e tapetes, por exemplo, passaram a receber mais atenção especialmente por uma questão de saúde. Nesse ponto, a higienização especializada se tornou essencial na rotina de muitas famílias”, revela Raphael Quadros, um dos criadores da Doutor Sofá – rede especializada em limpeza e impermeabilização de estofados – que leva cuidado, segurança e qualidade de vida em seus atendimentos.
Com investimento inicial de R$32 mil e formato home based, a marca conta com operação enxuta e equipe reduzida, o que permite estabilidade financeira em diferentes cenários econômicos. “O custo mensal de uma unidade da Doutor Sofá é baixo, não é necessário grande estoque de produtos e aluguel de ponto comercial. Tudo isso impacta positivamente resultados nos negócios e permite que o franqueado alcance sucesso em um curto espaço de tempo”, explica Raphael Quadros, um dos criadores da marca.