Franquias de educação surpreendem em tempos de pandemia

Escolas de diversos segmentos mantém desempenho positivo

Segundo pesquisa de desempenho do 3º trimestre de 2020 da ABF – Associação Brasileira de Franchising, divulgado em 18 de novembro, entre os segmentos que, a partir de julho, começaram a reduzir perdas está o de Serviços Educacionais. A maioria das franquias se adequou a nova realidade e dentro de uma adaptação recorde e assertiva, conseguiu manter o desempenho positivo.

Abaixo alguns exemplos de franquias de educação que fecharam 2020 em um cenário favorável:

CEBRAC – Mantiveram todas as unidades funcionando, como também a média de matrícula de 8%, promovendo mais de 1.000 horas de vídeo chamadas e reuniões com a diretoria e franqueados.

Enjoy Inglês Profissionalizante – Além manter todas as unidades em funcionamento, mesmo remoto e conseguir conservar o nível de matrículas elevado, a rede inaugurou 9 escolas e comemorou o número de 220 mil famílias atendidas de forma on-line, convertendo em 18 mil novos alunos em 2020. A franquia conta hoje com 115 unidades em 23 estados. Para 2021 o plano de expansão será focado em cidades menores, onde os franqueados das cidades maiores poderão ter unidades de menor tamanho, vinculadas às suas e com isso diminuindo despesas operacionais.

Instituto Gourmet – Obteve um crescimento de 40%. Foram mais de 23 mil alunos, 71 unidades comercializadas e um faturamento de mais de 60 milhões de reais. Não tiveram nenhuma operação fechada por conta dos reflexos da pandemia, todas foram mantidas performando e obtendo lucro.

IP School – Inglês Particular: A marca iniciou o ano de 2020 com cinco escolas. Na pandemia, implantou com sucesso a modalidade de ensino à distância e, assim, conseguiu não apenas manter seus alunos, como conquistar novos. O custo operacional foi reduzido com as aulas online e, dentro dessa proposta, surgiu a microfranquia da marca: dois novos microfranqueados aderiram à rede, com operação em Arujá (SP) e na região da Avenida Paulista (capital paulista). Eles investiram 33 mil reais, contra os tradicionais 149 mil reais de uma unidade física. Agora, a ideia da marca é pulverizar seu nome com microfranquias por todo o Brasil.

Luminova – Em 2020, apesar da crise ocasionada pela pandemia, a rede fechou 8 novos contratos e, desses, dois são na cidade de Campinas. Há uma unidade em fase de inauguração na capital paulista, em Interlagos.

Maple Bear – Apenas em 2020, a rede triplicou sua presença no México (passando de duas para seis escolas), fechou contratos para implantar escolas na Argentina, Peru e Paraguai e está em negociação avançada com investidores na Bolívia e Colômbia. Até o fim de 2025, a implantação de operações internacionais deve gerar investimentos de cerca de 150 milhões e 3 mil empregos diretos. A Maple Bear está em negociação para abrir escolas para além da América Latina, nos EUA, Portugal, Austrália e, as mais recentes, na Bulgária e Albânia. Hoje são mais de 500 escolas em 24 países, sendo que 157 delas estão no Brasil.

MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental: Em 2020, a rede MicroPro iniciou o ano com 37 operações. Duas delas, localizadas em Guarulhos e Botucatu, vinham em desconformidade com a marca e estavam sob aviso de descredenciamento da rede – o que ocorreu durante o ano. Para a marca, a pandemia foi um momento de internalização: processos foram revistos, escolas passaram por grandes reformas estruturais e até mudanças de imóveis aconteceram, já preparados para receberem os alunos diante da nova realidade, que mescla o ensino presencial ao EAD. Essa modalidade híbrida permitiu muitos ganhos à rede: além de reduzir o custo operacional (agora, precisa-se de menos professores presencialmente), é possível ter mais alunos, que não conseguiam estudar por causa de horários muito apertados.

Minds Idiomas – No ano de 2020 reforçaram o apoio aos franqueados, resultado dessas ações foi manter todas as escolas e ainda faturar 70 milhões. Para fevereiro planejam o lançamento de um novo modelo de negócios, visando justamente as cidades do interior.

Park Idiomas – A rede, que está presente em oito estados e caminha para 111 unidades, em 2020, comercializaram 30 unidades e alavancaram mais de 4 milhões de reais em investimentos no mercado educacional. E ainda durante a pandemia, lançaram uma modalidade mais enxuta focada em professores de idiomas. Com investimento inicial de apenas 50 mil, o profissional dará as aulas e fazer toda a gestão do negócio, em salas de até 30m². O novo projeto é ideal para cidades do interior, uma vez que, muitas delas não contam com escolas de idiomas, fazendo com que o aluno interessado precise deslocar-se para cidades vizinhas.

Via Certa Educação Profissional – Teve 67% de crescimento no número de unidades em 2020, saindo de 30 para 50 unidades contratadas. Hoje a rede possui 40 unidades em operação e 10 a inaugurar nos próximos três meses. Boa parte dos franqueados teve o número de matrículas elevado principalmente nos últimos meses do ano refletindo diretamente no aumento do faturamento. Para 2021, a expectativa é a de chegar a 100 unidades, no mínimo. E chegar a 200 unidades em 2022.

YES! Idiomas – Crescimento de 25% no número de contratos em 2020. E a expectativa para 2021 também é positiva, com projeção de ultrapassar a marca de 200 unidades, com crescimento de 20% na base de alunos. O método online tem aulas ao vivo, e um importante diferencial: 550 horas de videoaulas gravadas e disponíveis no Portal da YES! para reforço do aprendizado. A empresa sabe que o modelo digital veio para ficar e, hoje, oferece turmas presenciais, híbridas ou totalmente online. A YES! é hoje uma referência no mercado de ensino de idiomas, com 170 unidades em 18 estados brasileiros.