Franquias apostam na ampliação dos serviços para aumentar público alvo

Com a pandemia, muitas empresas tiveram um aumento na demanda e estão ampliaram o leque de serviços para atingir mais clientes

Em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19, muitas franquias buscaram se adaptar: umas para fugir da crise, outras porque viram sua demanda aumentar, motivando algumas mudanças. Dentro das que aderiram às modificações, estão as empresas que, com uma maior procura, expandiram seus serviços para atender um público mais amplo. Seja adquirindo outras marcas do mesmo segmento, ou apenas reformulando a maneira como o serviço é oferecido para o cliente, as redes estão apostando na criação de HUB de serviços, agregando valor a eles.

Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, sempre esteve muito ligado às novidades e tecnologias que otimizam tanto a gestão dos franqueados quanto à jornada de compra do cliente, algo decisivo para as novas aquisições. “Como profissional do segmento de limpeza, me guiei pelo aumento de performance, produtividade, velocidade e ganho de escala, que foram sempre o norte dos programas de limpeza que utilizamos. O objetivo é tornar esses processos mais completos e satisfatórios”, comenta o executivo que comprou duas startups de tecnologia, a Moq Facilities, um software de gestão de mão de obra, processos e até admissão de funcionários, e a EasyQasa, plataforma virtual de compra de serviços de limpeza, a fim de aumentar o leque de serviços oferecidos. O investimento da rede nas duas empresas, somados a adequação dos dois sistemas, desenvolvimento de layouts e branding, já soma R$5 milhões.

Outro exemplo de marca que acompanhou a necessidade do público é a Park Education, antes conhecida como Park Idiomas. A rede de escolas de idiomas e cursos livres remodelou o seu negócio para ‘mergulhar’ no universo de startups, tornando-se uma edtech. Acompanhando a crescente busca de pessoas por aperfeiçoamento profissional, a reformulação aconteceu por duas frentes: 1. novo catálogo de cursos interdisciplinares e 2. um programa voltado à saúde financeira dos franqueados, que poderão compartilhar estudantes entre si, o chamado student sharing. A novidade tem por objetivo facilitar a comercialização de cursos, principalmente quando uma unidade em específico não conseguir oferecer determinado curso por variadas razões, possibilitando, assim, que seu aluno pratique em outra unidade da mesma rede. Assim, passa a contar com um hub potencializador do ensino híbrido, uma vez que o aluno poderá fazer as aulas online, presenciais ou mistas, de acordo com suas preferências ou necessidades.