Franquia Lavateria apresenta novo modelo de negócio na ABF Franchising Expo 2025

Rede aposta em expansão com formato compacto e alto potencial de retorno para novos franqueados

A Lavateria, rede de lavanderias autosserviço, participa pelo segundo ano consecutivo da edição 2025 da Expo Franchising ABF, um dos maiores eventos de franquias da América Latina, com uma grande novidade: o lançamento de um novo modelo de negócio mais compacto e acessível, voltado a empreendedores que buscam investir no setor de serviços com baixo custo operacional e rápida escalabilidade.

O novo formato, chamado “Trailer”, contará com um trailer móvel de três conjuntos de máquinas de lavar e secar, que permite o franqueado mudar o local para eventos itinerantes ou estar em lugares diferentes nos dias da semana sem ficar preso a um ponto físico. O novo formato poderá ser visto no próprio estande da Lavateria durante os quatro dias de exposição.

Leandro Silva, fundador e CEO da Lavateria explica que a diferença do modelo hoje comercializado é que o franqueado não precisa de um ponto físico. “O novo modelo possui caixas de água, onde é necessário apenas uma fonte de energia elétrica para funcionar. O valor do investimento é exatamente o mesmo do nosso modelo tradicional de 3 conjuntos. No entanto, esse novo formato mantém os diferenciais da marca: tecnologia de ponta, operação simplificada e experiência de excelência ao cliente”, diz.

O novo negócio solicita investimento inicial total de R$ 157.950,00 (sendo R$ 30 mil de taxa de franquia + R$ 20 mil de capital de giro + a partir de R$ 107.950,00 de instalação e equipamentos). O faturamento mensal é bem atrativo e gira em média R$ 37 mil, com lucro líquido de R$ 11 mil. O prazo de retorno é estimado em 14 meses.

“A ABF Expo é uma vitrine estratégica para apresentar ao mercado um modelo que democratiza o acesso ao nosso negócio. Queremos mostrar que é possível empreender com eficiência, lucratividade e sem complicações operacionais”, afirma Silva.

Crescimento e oportunidades

A Lavateria já conta com mais de 500 unidades em operação, presente em todos os estados, e projeta fechar 2025 com 580 unidades comercializadas, impulsionada justamente pela nova versão da franquia. O modelo Trailer é ideal tanto para cidades menores quanto para bairros urbanos com alta densidade populacional, proporcionando flexibilidade para o franqueado escolher o melhor local para colocar seu novo negócio, de forma itinerante.

De acordo com dados da ABF, o segmento de Limpeza e Conservação registrou crescimento de 11,8% em 2024, reforçando a atratividade de modelos de negócio enxutos, automatizados e com forte apelo de conveniência.

Além de apresentar a novidade ao público da feira, a Lavateria prepara condições especiais de entrada para franqueados que se cadastrarem durante o evento, que acontece entre os dias 25 a 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. O desconto será revelado apenas durante o evento para quem visitar o estande.

Multiunidades

Hoje, cerca de 68% dos franqueados da rede são multifranqueados. Para esse perfil, a rede oferece condições especiais como desconto na taxa de franquia e possibilidade de máquinas alugadas.

“Optar por ter multiunidades da mesma marca de franquia é uma decisão estratégica que traz vantagens claras tanto para o investidor quanto para o crescimento da marca. Para o franqueado, a gestão de múltiplas unidades permite otimizar processos, diluir custos operacionais e potencializar o lucro, aproveitando uma estrutura já testada e aprovada. Além disso, quando você já conhece bem o modelo de negócio, a curva de aprendizado para novas unidades é muito mais rápida e eficiente. Já para a franqueadora, contar com franqueados comprometidos em expandir dentro da própria rede gera mais estabilidade e fortalece a presença da marca no mercado. É uma relação de ganha-ganha que acelera o crescimento com qualidade e consistência”, enfatiza Silva.

Franquia se reinventou e aumentou o faturamento

A Lavateria sabe muito bem a necessidade de se reinventar para se manter em um mercado competitivo. De olho nas oportunidades, durante a pandemia, a empresa acelerou sua digitalização com o lançamento do modelo de autosserviço, eliminando a necessidade de atendimento humano em loja e permitindo pagamento direto por cartões e Pix. Essa automação reduziu drasticamente o custo operacional e tornou o modelo ainda mais escalável.

“A mudança para o modelo de autosserviço representou uma economia de até 45% no investimento inicial, quando comparado ao modelo antigo. Essa redução se dá pela eliminação de custos com mão de obra fixa e otimização de espaço, além da diminuição dos custos operacionais mensais em até 60%, garantindo maior lucratividade e eficiência para os franqueados”, relembra o CEO sobre a necessidade de sair do tradicional e seguir para o de autosserviço.

Fundada em 2016, a Lavateria nasceu com a proposta de modernizar o serviço de lavanderia no Brasil, aliando tecnologia e sustentabilidade. A marca oferece um modelo de franquia inteligente, com processos otimizados, suporte completo ao franqueado e soluções que acompanham as novas demandas do consumidor. Em 2024, se destacou entre as 50 maiores franquias do Brasil com mais de 500 unidades presentes no Brasil e em Portugal.