Quem estiver no Boulevard de Microfranquias da ABF Expo, que ocorrerá de 26 a 29 de junho, poderá conferir uma das grandes novidades da feira. A Banca do Automóvel, uma rede, voltada para a venda de acessórios para carros, estreia na edição de 2019 da ABF com seu modelo de negócio inédito no Brasil.
Com produtos de fabricação nacional e marca própria (StopCar), que vão desde capas, artigos para celular, aromatizantes, linha Pet e Baby, a franquia pretende se apresentar para o público com o intuito de conquistar seus primeiros franqueados.
Fundada em 2017 por Rafael Prandini, a empresa surgiu com o propósito de sanar uma necessidade do setor. “Sempre haverá um motorista e/ou um passageiro com alguma necessidade para seu automóvel, nem que seja apenas para decorá-lo. Normalmente, essa pessoa não tem tempo para procurar, pela correria do dia-a-dia, já que nenhuma loja oferece tudo no mesmo lugar”, afirma Prandini.
Para o empresário, a Banca do Automóvel é uma grande oportunidade, pois alcança diferentes públicos e pode ser implementada em diversos lugares, como shoppings, aeroportos, postos de gasolina, hipermercados entre outros lugares de grande circulação. “Estamos levando ao mercado um projeto inovador, que atende todos os gêneros de pessoas, sempre inovando com produtos para uma das três maiores paixões mundiais, o automóvel”.
O negócio com investimento inicial de cerca de R$ 75 mil e com o prazo de retorno abaixo da média, em torno de 10 a 14 meses, tem como diferencial a cobrança de royalties, que já incluem os fundos de marketing e publicidade, apenas sobre a compra dos produtos chancelados pela franqueadora. Além disso, a utilização de um sistema inteligente de vendas permite uma economia de tempo através da compra automática.
No entanto, as vantagens para o franqueador não param por aí. Além de ser um projeto pioneiro, o lucro médio que varia de 15% a 20% somada ao faturamento de 50 a 70 mil, consagram a franquia como um dos novos destaques da feira. Ainda mais, a ausência de concorrentes diretos e a facilidade de implementação permite a expansão da rede por todo o país. “Decidi levar uma ideia pioneira no ramo em que sempre trabalhei para todo o Brasil”, completa Prandini.
Segundos dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising – o setor de franquias registrou no segundo trimestre um crescimento nominal de 7% em relação ao mesmo período de 2018. Além disso, o faturamento ultrapassou a marca de 41,464 bilhões de reais.
A nova rede de franchising apresentará o modelo de negócios ABF Franchising Expo que acontecerá entre os dias 26 e 29 de junho deste ano, no Expo Center Norte, localizado na Zona Norte de São Paulo.