Franquia Home Based é o modelo com mais chance de sobreviver à crise

A possibilidade de ter o negócio próprio trabalhando em casa é o que mais chama a atenção dos empreendedores

Há mais de 10 anos, as redes de franquias home based começaram a ganhar visibilidade no mercado e diversos segmentos conseguiram migrar para essa modalidade: como turismo, seguros, finanças, educação e até o marketing. Por não precisar de uma loja física e não haver gastos com instalações, esse modelo se torna muito mais acessível para quem deseja ter seu próprio negócio.

A última Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que em dados gerais, o setor regrediu 10,5% em 2020. Com o faturamento de R$ 167,1 bilhões, é possível afirmar um recuo de quase três anos. Porém, ao analisar o 4º trimestre de 2020 verifica-se uma curva de recuperação se aproximando dos níveis pré-Covid. O estudo revela ainda que o franchising registrou um faturamento de R$ 53,976 bilhões nesse período, apenas 1,8% menor ao ano anterior.

Um dos fatores que auxiliam a ascensão dessa curva é o fato de que a confiança empresarial não se abalou entre os anos de 2019 e 2020. O setor se adapta às crises de maneira muito mais ágil e eficiente do que outros modelos de negócios. Isto porque franqueador e franqueados podem trocar ideias de como agir em determinadas situações.

Outro aspecto positivo é que por serem home based, essas franquias podem ser mais flexíveis e dependendo do caso, podem ser tornar até uma segunda fonte de renda, o que é vantajoso para quem já possui um emprego fixo. A projeção da entidade para este ano desafiador é de crescimento de 8% no faturamento, 5% em unidades, 2% em novas redes e 5% no número de empregos diretos. Com isso, percebe-se nitidamente que o franchising hoje representa uma ótima opção e também mais segura para quem deseja empreender. O rápido retorno financeiro é o que normalmente atrai os investidores. Confira agora algumas opções de franquias que se destacam no setor:

01. Sonhagro

Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem. Fazendo a sua história há quase 8 anos, a Sonhagro possui o suporte e a expertise das principais instituições financeiras do agronegócio.

Investimento inicial: a partir de 15 mil reais
Prazo de retorno: entre 6 a 12 meses

02. Seguralta

Com mais de 50 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui 1530 unidades operando em três modelos de negócio – home based, standard e basic. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 9º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Investimento inicial: a partir de 35 mil reais
Prazo de retorno: 12 meses

03. Love Gifts

Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja com estilo próprio e oferecer muitas opções de presentes e decorações criativas para diversos públicos num só lugar. As lojas contam com um excelente mix de produtos e atendimento eficaz para agradar os gostos mais variados. A marca possui 3 modelos de negócios, sendo o Home Based para cidade com 30 mil habitantes.

Investimento inicial: a partir de R$ 29.900
Prazo de retorno: 12 a 30 meses

04. Mary Help

A Mary Help é a primeira franquia do Brasil para seleção e intermediação de diaristas e mensalistas. A gama de serviços oferecidos vai além das faxineiras, pois os clientes também podem agendar e contratar lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos. O negócio aproxima quem precisa de prestadores de serviço a quem está apto a realizá-los, de maneira fácil e prática. Nas 124 unidades da rede são feitas em média 400 mil diárias por ano. O modelo Home Based é ideal para cidades de 30 a 70 mil habitantes.

Investimento inicial: a partir de 32 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 14 meses