Franquia goiana inicia operação no mercado varejista dos EUA

Franquia goiana inclui em sua estratégia de atuação no mercado norte-americano a comercialização do açaí ultracongelado em supermercados, academias e farmácias

A marca goiana Fast Açaí, especializada no segmento healthy fast food (comida rápida e saudável), inicia uma nova estratégia de atuação no mercado internacional. A empresa, que já tem atuação em Miami (EUA) e Luanda (capital de Angola), também passará a comercializar fora do país o açaí natural ultracongelado no varejo. O foco inicial desse novo modelo de negócio é os Estados Unidos.

A empresa enviou para o País, no dia 3 de agosto, mais de 13 toneladas de seu produto principal. O carregamento, transportado via navio, já chegou no começo de setembro e irá suprir as três novas lojas que serão abertas no Condado de Miami-Dade, no Estado da Flórida, e também nos pontos de vendas em academias, supermercados, farmácias e demais estabelecimentos que irão comercializar o açaí ultracongelado.

O produto será disponibilizado em freezers próprios da marca e poderão ser encontrados em quatro diferentes versões: potes individuais de 250ml e 500ml. “Futuramente teremos ainda, no comércio exterior, os açaís em tamanhos de e os tamanho família, de 1 e de 3,6 litros, e variações como o açaí com banana e com morango. Além disso, iremos comercializar o açaí no palito, também já pronto para ser degustado. Essa é uma forma de levarmos aos americanos uma cultura que é nossa, a do consumir o açaí independente da época do ano”, afirma Frederico Junqueira, diretor comercial da marca.

“A reestruturação da nossa estratégia de atuação nos Estados Unidos deu-se diante de uma análise de viabilidade de mercado que fizemos. Foi a partir desse levantamento que  percebemos essa demanda pelo açaí distribuído regularmente também no varejo, para que seja consumido em casa, no trabalho e não apenas nos pontos de vendas da franquia. Conseguimos atender também a uma demanda por um produto com muito mais qualidade, do que os que eram oferecidos por lá. Por isso, além do nosso modelo de negócio convencional, ou seja, com as franquias no sistema food service, optamos por trabalhar também no comércio varejista”, revela a gerente de exportação da marca, Waleska Rocha.

Ela explica que esse avanço no exterior está sendo feito em parceria com um grupo investidor que já possui larga experiência no ramo de alimentação e agora busca crescer no mercado internacional também, juntamente com a Fast Açaí. “Essa parceria já estava sendo negociada há cerca de dez meses e acaba de sair do papel. A nossa rede precisava ter uma cara e todo um respaldo nos Estados Unidos, por isso precisávamos de uma outra empresa que fosse nossos braços, olhos e ouvidos neste mercado nos Estados Unidos”, pontua a executiva.

Novas lojas

A primeira, das três unidades da franquia que serão inauguradas no Condado de Miami, tem inauguração prevista para outubro e funcionará no International Mall, um dos mais famosos centros de compras da cidade de Miami. As outras duas lojas estarão em pleno funcionamento até o mês de dezembro deste ano, sendo uma instalada num importante shopping de Boca Raton, uma da melhores e mais famosas praias de Miami; e a outra em Sunny Isle, cidade bem ao nordeste do condado de Miami-Dade, na Flórida, e repleta de hotéis luxo, resorts e condomínios residenciais de alto padrão. “Essa terceira unidade será uma das maiores da rede, com 160 m². A intenção é que ela seja a unidade conceito da nossa marca nos Estados Unidos, o nosso portfólio, tanto que os empreendedores que tiverem interesse em abrir uma franquia da marca naquele país, passarão por treinamento nessa loja de Sunny Isle”, explica Waleska.

A gerente de exportação esclarece que os quiosques Fast Açaí nos Estados Unidos terão o mesmo sistema de funcionamento das lojas no Brasil. No cardápio serão oferecidos o açaí e o cupuaçu natural, o mix de açaí e cupuaçu, além dos outros produtos como wraps e sanduíches naturais. Mas Waleska adianta que serão implantados novos produtos específicos para o público americano como os smoothies (bebida gelada feita de frutas frescas) e variações do Power Shake, bebida energética lançada no Brasil pela Fast Açaí.

A expectativa dos sócios da marca é de que nos próximos três anos a franquia goiana de alimentação saudável inaugure cerca de 20 novas unidades fora do País. “Estamos investindo muito nesse crescimento internacional. Já temos negociações avançadas para ingressarmos em Portugal, África do Sul e estudamos a entrada da marca no Reino Unido”, conta Odilon Moura, gerente de franquias da Fast Açaí.