Franquia e Tecnologia: um casamento que deu certo

As inovações tecnológicas surgem e se superam a cada dia em diversos setores. O de franquias não foge à regra e tem se reinventado por meio de soluções inovadoras. Prova disso são os mercados autônomos, que dispensam atendimento humano e contam com recursos digitais para seu funcionamento.

Eduardo Córdova, CEO do market4u, maior rede de mercado autônomo e inteligente do Brasil, está sempre atento ao que há de mais novo no setor de franquias no mundo e fala um pouco sobre como a tecnologia tem impulsionado esse mercado. Confira abaixo:

1- De perfumes a pizzas

Alguns segmentos podem não trazer a tecnologia como produto, mas ela sempre está presente como meio para tornar a operação mais eficiente e a jornada de compra melhor. Um bom exemplo disso é O Boticário, a maior rede de franquias do Brasil que utiliza tecnologia inclusive no desenvolvimento de novos perfumes. Já no ramo de alimentação podemos citar a Dominos Pizza, definida como uma empresa de tecnologia para vender as melhores pizzas, estruturando com TI todo o processo de produção, entrega, mapeamento de consumo, promoções. Até mesmo franquias mais tradicionais, como a rede de restaurantes Spoleto, até as mais jovens como a Mais 1 café fazem uso de tecnologia.

2- Recursos tecnológicos derrubam barreiras

Quando um empresário busca um modelo de franquia, com certeza ele busca segmentos que tenha afinidade, para facilitar sua jornada. Contar com tecnologia nesse processo, não só acelera o crescimento como o torna mais fácil. A possibilidade de ter treinamentos virtuais no momento em que o franqueado está disposto a iniciar suas operações e nos momentos em que necessita de atendimento é essencial o sucesso do negócio. Atualmente, por meio de ligações de vídeos, compartilhamento de telas e envio de arquivos em tempo real, é possível solucionar praticamente qualquer questão de franqueados em um país continental como o Brasil. Se tratando de sistema, é importante que ele abranja e conecte todas as necessidades que o franqueado está envolvido no seu dia a dia.

3- Conectividade para se fazer presente

A popularização dos smartphones e a facilidade de obter uma conexão de internet móvel fez com que todos os segmentos tivessem que se adaptar. Essa transformação na forma que consumimos informações acelerou mudanças no ramo das franquias. Hoje todas contam seus sites, redes sociais e a maioria inclusive com seus próprios aplicativos. Acompanhar essas tendências deixou de ser algo para estar à frente dos concorrentes. Agora é uma necessidade das marcas que querem continuar presentes na vida dos consumidores, que estão sempre conectados e sendo impactados pelas mais diversas mensagens e oportunidades.

4- IoT e outras tendências

Assim como a internet mudou nossa forma de interagir com marcas e pessoas, com a chegada no 5G, essa conectividade nos levará a um outro patamar de consumo. Com uma internet 100x mais rápida do que o 4G utilizado hoje e um número muito maior de conexões simultâneas, novas possibilidades com a IoT (Internet das coisas) serão desbravadas por todos, inclusive por franquias.

*Eduardo Córdova é CEO do market4u, maior rede de mercado autônomo e inteligente do Brasil