Fundada em 2014 com o objetivo de oferecer um serviço de excelência em limpeza de estofados em geral, a Doutor Sofá se tornou um fenômeno no segmento de franquias. Com 110 unidades em funcionamento em todo o Brasil, a rede não tem ex-franqueados, ou seja, 100% de satisfação dos empreendedores que apostaram na marca.
Em Minas Gerais, a rede possui apenas quatro unidades – Belo Horizonte, Pouso Alegre, Bom Despacho e Nova Serrana – mas o projeto de expansão para o estado contempla mais 38 pontos. Uma quinta franquia será inaugurada em abril, em Poços de Caldas. “Queremos aumentar nossa presença no estado e há ainda muito espaço para nosso crescimento na região”, informa Raphael Quadros, um dos fundadores da rede.
A Doutor Sofá nasceu a partir de uma lacuna de mercado, que era atendida por profissionais pouco qualificados, que realizavam serviços insatisfatórios. “Nesse ponto, resolvemos que qualidade seria item essencial para conquistar mercado e desenvolvemos serviços com foco em sustentabilidade, pois além de técnica aprimorada no atendimento, a rede utiliza apenas produtos biodegradáveis”, diz.
Original de Santa Catarina, a Doutor Sofá viu rapidamente os retornos de clientes, que cresciam diariamente. A rede se consolida cada vez mais com a satisfação dos clientes e dos franqueados, sendo que vários já possuem mais de uma unidade. Em 2019 a rede cresceu 50% em relação ao ano anterior e o faturamento foi de R$ 15 milhões.
Por ser home based, ou seja, não há necessidade de ponto comercial, o investimento inicial é bastante acessível, com valor a partir de R$ 32 mil, para cidades de pequeno porte.