A Di Matteo Açaí, rede de franquias especializada em açaí, acaba de lançar seu primeiro mascote oficial: uma pelúcia colecionável inspirada na marca, que promete estreitar o relacionamento com os consumidores e ampliar o alcance nas redes sociais. A novidade faz parte de uma estratégia de marketing voltada à experiência do cliente e ao engajamento emocional com o público.
A arara que leva as cores da marca, roxo e alaranjado, foi batizado de Matteo, após escolha do nome por votação nas redes sociais. O mascote foi desenvolvido com um design lúdico e carismático, remetendo aos elementos tropicais e naturais que são a essência da Di Matteo Açaí. A pelúcia será utilizada em ações promocionais nas unidades franqueadas, sorteios, campanhas de fidelização e também como personagem ativo nas redes sociais, protagonizando conteúdos voltados especialmente ao público infantil, adolescentes e famílias.
A partir de junho a pelúcia estará sendo comercializada no valor de R$ 75,00 em todas as unidades físicas da rede de franquia.
“Acreditamos que marcas fortes são aquelas que criam conexões. O Matteo nasce para representar não só a nossa identidade, mas também para fazer parte da rotina dos nossos clientes. Ele será uma ferramenta estratégica de marketing emocional”, afirma Henrique Machado, fundador e CEO da Di Matteo Açaí.
A estratégia visa ampliar a presença da marca no imaginário do consumidor e criar oportunidades de viralização orgânica, especialmente em plataformas como o Instagram, onde personagens simpáticos e colecionáveis tendem a gerar alto engajamento.
Além disso, o lançamento do mascote vem acompanhado de uma campanha nacional nas unidades franqueadas, onde foi presenteado o cliente que mais consumiu no mês de maio nas unidades participantes da ação. Além de ganhar o mascote, também fez parte do combo um copo de açaí de 500 ml.
A ação reforça o posicionamento da Di Matteo Açaí como uma marca inovadora no setor de alimentação saudável e impulsiona a presença da rede em estratégias de marketing, envolvendo tanto os pontos físicos quanto os canais digitais.
O poder do mascote nos negócios
Segundo especialistas em branding, personagens de marca têm o poder de criar histórias, estimular a fidelidade e fazer com que o consumidor associe emoções positivas à experiência de compra.
Tanto que um mascote bem feito tem o poder de fixar na mente do consumidor aumentando o reconhecimento da marca. Vale lembrar cases bem sucedidos como: Ronald McDonald, um dos mascotes mais reconhecidos e que se estende por décadas pertencente ao McDonald’s; Michelin Man que logo é identificada a qualidade dos pneus; Tony the Tiger (Kellogg’s) o tigre mais famoso que ajuda promover o cereal Frosted Flakes.
“O Matteo é um personagem que traduz a essência da Di Matteo Açaí e impulsiona o reconhecimento da marca. Inclusive, a criação desse mascote faz parte do crescimento da rede, e queremos inovar ao trazer uma experiência sensorial capaz de humanizar a marca, tornando a mais acessível e fácil de lembrar”, finaliza Machado.