Franquia de Venda Direta busca franqueados em 12 estados brasileiros

A rede de franquia Golfran, especializada no varejo de venda direta e que já acumula cerca de 120 unidades franqueadas distribuídas por todas as regiões brasileiras, está em pleno processo de expansão. Com 30 anos de tradição, a empresa gaúcha foca sua expansão em 12 estados brasileiros: Bahia, Maranhão, Alagoas, Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A empresa possui mais 8 mil produtos no portfólio, que permitem 39.000 combinações de cores e tamanhos, e atua por meio de uma rede de 18 mil consultores que negociam a venda direta de produtos, tanto por catálogo físico, como lojas online personalizadas.  

O modelo de negócio da marca é o tradicional varejo de venda “porta-a-porta”, em que os consultores vão até a residência ou trabalho dos clientes finais para comercializar produtos. São artigos de cama, mesa, banho, cortinas, decoração, vestuário, moda íntima, bolsas, joias, calçados, brinquedos, artigos de bebês, utilidades domésticas, entre outros.

Mercado de venda direta

O mercado de venda direta no Brasil hoje conta com aproximadamente 4 milhões de pessoas que atuam como revendedores de produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, beleza, entre outros. Desse total de trabalhadores, a maior parte é composta por pessoas que encontram nesse modelo de negócio uma opção de trabalho flexível e também de renda extra. O setor de venda direta movimentou R$ 45 bilhões no país em 2018, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABVED).

Ainda, segundo esse levantamento, no mercado de venda direta, 56,7% dos consultores são mulheres e 43,3% são homens, sendo que 48,9% desses empreendedores individuais possuem idade entre 18 e 29 anos e 46,8% entre 30 e 55 anos.

Oportunidade para investidores

A Golfran é associada da Associação Brasileira de Franchising e possui a cotação de 4 estrelas no Guia de Franquias 2019/2020 da Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Para os interessados em adquirir uma unidade franqueada da rede, o investimento inicial é a partir de R$60 mil, o que a classifica como franquia de baixo investimento.

“Para expandir buscamos franqueados que tenham perfil empreendedor, comunicativo e “hand on”, além de já terem um bom networking. A operação dos franqueados é focada na captação, treinamento e engajamento dos consultores de vendas em determinada região de atuação. Com isso, o modelo de negócio não requer manutenção de estoque físico local, pois toda a parte de logística fica por conta da franqueadora, que mantém seu centro de distribuição em Caxias do Sul/RS”, explica Kimberly Cavalli, gerente de marketing e desenvolvimento de produtos da Golfran.

A Golfran oferece suporte logístico, sistema de meios de pagamento eletrônico, ERP na nuvem, treinamento e assessoria comercial, financeira e de marketing para que novos franqueados iniciem suas operações com segurança e obtenham um retorno de investimento em até 36 meses.

Para que as unidades possam se desenvolver em suas áreas de atuação, a empresa oferece também como benefício o Plano 200%, em que cada R$1 investido pelo franqueado em mídia para divulgação da marca na região representa o mesmo valor investido pela Golfran.