Em busca de desafios e resultados imediatos, essas são algumas das características principais dos jovens que, hoje em dia, estão em busca de ter o próprio negócio. Formar em uma faculdade e ficar preso durante horas em um escritório já não é o sonho dessa parcela de público que engloba a geração Y.
Recente levantamento realizado pelo Sebrae referente ao perfil do jovem empreendedor brasileiro mostrou que 39% dos jovens que se tornam empresários possuem nível superior completo. A pesquisa realizada com 2.132 empreendedores, de todas as idades, buscou traçar pela primeira vez o perfil do empreendedorismo no Brasil.
O levantamento mostrou ainda que 1 em cada 3 empresários tem a ideia de se tornar empreendedor antes dos 18 anos, ou seja, 32% dos entrevistados. Outro dado apontado é que quanto maior o porte da empresa, mais cedo querem empreender. Já para as Empresas de Pequeno Porte (EPP), 42% dos empresários querem empreender antes dos 18 anos de idade.
Com pressa para conquistar a independência financeira e ter realização pessoal, as redes de franquias acabam se revelando uma oportunidade para ser dono do próprio negócio.
Uma das vantagens que esse setor proporciona é o baixo valor de investimento para abrir um negócio, flexibilidade no horário e a rapidez do retorno desse dinheiro. Tudo que um jovem está em busca!
“Parece simples, mas não é! Esse público cresce em ritmo acelerado, porém estão sempre em busca de inovações, oferecer ideias novas, novas propostas, participam de cursos de empreendedorismo, inclusive antes de abrir o próprio negócio, e isso agrega muito valor para a empresa. Assim como oferecem novas soluções, eles também estão abertos a receberem novas informações, principalmente quando o assunto é prosperar e alcançar maior leads. Diferente de algumas pessoas acima dessa faixa etária que relutam em sair da zona de conforto”, afirma Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem.
Porta de entrada para o mercado
De acordo com dados da consultoria Booz Allen, até 2025 os jovens da geração millennials dominarão o mercado e representarão 44% da população economicamente ativa do país. Esse valor equivale a uma fatia significativa do mercado, já que é preciso atender as necessidades dessa geração para sair na frente e quem não seguir os critérios poderá deixar de vender.
Somente na rede Encontre Sua Viagem (franquia com foco em serviços de turismo), 40% dos franqueados estão com menos de 30 anos. “Muitos deles são recém-formados em ensino superior que enxergaram no franchising a oportunidade de ter o primeiro negócio. Sem experiência no mercado, na qual está cada vez mais exigente, esse é o caminho que muitos jovens buscam”, avalia Mol.
A Encontre Sua Viagem chama a atenção dos jovens principalmente por estar inserida no segmento de turismo. Afinal, quem não gosta de viajar e conhecer novos lugares? É isso que tem atraído cada vez mais jovens investidores pela marca, inclusive esse é o perfil buscado pela franqueadora, mesmo que a pessoa não tenha experiência em gestão é fundamental que ela se identifique e conheça (não necessariamente de forma presencial) e estude os destinos que está oferecendo ao cliente, assim é possível passar maior confiança para o cliente na hora de fechar o negócio.
Em 2018, o segmento de Hotelaria e Turismo teve faturamento 12,3% maior em comparação com o ano anterior, ocupando o segundo lugar do mercado de franchising, segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O resultado positivo se deve ao reaquecimento do turismo no mercado interno, principalmente no 4º trimestre de 2018 e o uso intensivo de canais digitais.
Segunda renda
Marina Grasiela Marzarotto, de 28 anos, faz parte desse índice de jovens empreendedores. Formada em publicidade, ela pegou a economia que guardou nos últimos anos e investiu em um negócio próprio.
Em janeiro deste ano ela abriu uma unidade da franquia Encontre Sua Viagem em sua casa. Enquanto o negócio ainda não estiver caminhando com as próprias pernas, a jovem afirma que prefere continuar no emprego fixo e dar atendimento ao público após as 18h e nos finais de semana. Apesar da correria do dia a dia, ela vem se saindo muito bem como empreendedora, algo que planejou e que vem se tornando projeto de realização pessoal.
“Busco por independência, tanto financeira quanto de rotina. Poder trabalhar no meu horário, meu tempo. Claro que eu atendo clientes em horários diversos, então não é tão simples assim. Como trabalho em uma empresa de publicidade durante o dia nunca deixo de responder o cliente e sempre informo que a noite irei passar as cotações e informações que eles precisam, procuro sempre passar tudo no mesmo dia que o cliente solicitou, às vezes trabalho até no meu intervalo do almoço. Prezo sempre por um bom atendimento”, afirma. A jovem ainda enfrenta dificuldades com a parte administrativa que envolve relatórios, controles, porém para ela todo dia é de aprendizado e momento de aprender e agregar algo novo no trabalho.
Marina acredita que ainda neste primeiro semestre deverá recuperar o valor investido – cerca de R$6 mil – e que para ela a paixão pelo turismo poderá ainda render bons frutos na vida pessoal, bem como profissional.
“Apesar de eu ter uma segurança legal com meu trabalho atual e amar o que faço, o turismo é uma coisa que sempre me cativou, eu sempre quis ser dona do meu nariz, ter as minhas coisas e conquista-las com o meu trabalho. Então o que é melhor que fazer algo que goste muito e ainda ter retorno financeiro com isso?!”, avalia a jovem que trabalha como home office em Florianópolis (SC).