A vida corrida dos grandes centros, em que rotinas de estudos e trabalhos estão cada vez mais aceleradas, resulta no aumento da procura por profissionais terceirizados para a limpeza de casas e escritórios.
A contratação de serviços de limpeza terceirizados não para de crescer no mundo, segmento em expansão nos próximos cinco anos, com previsão de gerar US$165,3 bilhões até 2029. De acordo com a pesquisa Análise de mercado de serviços de limpeza por contrato, o mercado está em alta para investidores que buscam negócios com investimento considerado baixo e com alta lucratividade.
No Brasil, o segmento de franquias de limpeza e conservação registrou um aumento de 11,6% no quarto trimestre de 2024, o que resultou em um faturamento de R$2,146 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Neste cenário promissor, a franquia Dona Help, especializada em serviços de limpeza, foi uma das marcas com crescimento acelerado. No ano passado, o faturamento da rede foi de R$4,8 milhões, levando em conta que a marca entrou para o franchising em julho de 2024.
Com unidades espalhadas em 80% das regiões brasileiras, a marca se consolida no segmento de limpeza e conservação. O Nordeste – berço da marca – é a região com mais operações Dona Help, que registra presença na maioria dos estados nordestinos. Ao todo com 21 unidades no país, a franquia anuncia um novo ciclo de crescimento e expectativas de fechar o ano com 130 operações.
Para a CEO e fundadora Jéssica Ramalho, a necessidade de serviços de limpeza especializados gera oportunidade de empreendimentos que se encaixem na rotina dos novos tempos.
“A limpeza profissional deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade essencial, seja para empresas que precisam manter ambientes impecáveis, seja para famílias que buscam mais praticidade no dia a dia. Nossa missão é levar essa solução para cada vez mais pessoas, oferecendo um modelo de negócio estruturado e acessível para novos empreendedores”, afirma Jéssica.
Com um formato de operação ágil e investimento acessível, a Dona Help se destaca no setor pela qualidade do serviço e suporte contínuo aos franqueados. “Acreditamos que o sucesso da rede está diretamente ligado ao crescimento de cada franqueado. Por isso, oferecemos treinamento completo e um modelo de gestão eficiente”, avalia a empresária sobre o avanço da marca para todas as regiões brasileiras em tão pouco tempo.
Para a fundadora, o rápido crescimento da marca se deve a fatores como a credibilidade do Grupo Acuidar, a inovação constante no segmento de multisserviços e a metodologia exclusiva de capacitação e qualificação tanto dos franqueados quanto dos helpers. Além disso, Jéssica destaca que a humanização no atendimento e o compromisso com um padrão de excelência são elementos que fazem toda a diferença na experiência dos clientes.
Para Jéssica, o foco é expandir a presença da franquia nas capitais e impulsionar a marca na região Norte, onde a demanda por serviços especializados tem crescido significativamente e a Dona Help quer se fazer presente. O segmento de franquias na região faturou R$105 milhões em 2024, segundo a ABF, um salto em relação ao ano anterior, cujo resultado foi de R$95 milhões.
“Com um modelo de negócios acessível e a crescente demanda por serviços de limpeza, a franqueadora busca se consolidar como referência no setor, expandindo sua atuação e criando, em média, 12 novas oportunidades para empreendedores a cada mês”, finaliza Jéssica Ramalho.
O investimento inicial (taxa de franquia) de franqueados da rede Dona Help é a partir de R$20 mil em cidades com até 200 mil habitantes e R$30 mil em cidades maiores, montante considerado relativamente baixo. As franquias têm potencial de faturamento de R$100 mil ao mês, e prazo de retorno entre 10 a 14 meses.