Ter o próprio negócio no conforto de casa tem sido um grande atrativo muito procurado nos últimos dois anos por aqueles que querem investir em um novo negócio. Modalidade existente e muito procurada, no home based o franqueado atua 100% dentro da sua residência.
Uma franquia neste meio que tem tido muito sucesso é a marca PremiaPão, rede de franquias especializada em divulgação por meio de sacos de pão. A rede que teve início no franchising em 2015, já conta com quase 200 unidades e está presente em 23 estados brasileiros. É considerada uma mídia de alto impacto, pois atinge cerca de 30 mil lares e chega aos olhos de mais de 120 mil pessoas. Os saquinhos são distribuídos gratuitamente em padarias que contém o público-alvo dos anunciantes.
Com tantas conquistas em tão pouco tempo, os diretores da marca não cabem em si de tanta felicidade. É que a PremiaPão conquistou recentemente o 6º lugar entre as 76 franquias mais baratas para abrir em casa. Os dados fazem parte do Guia de Franquias 2017/2018 da PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios).
“Conseguimos atingir esse excelente resultado porque conseguimos enxugar ainda mais a nossa operação, onde o franqueado não necessita mais de capital de giro para tocar o seu negócio, e sim apenas do investimento inicial, que custa a partir de R$ 6 mil”, enfatiza o diretor executivo da marca, Raphael Mattos.
Vale lembrar que a PremiaPão já havia conquistado uma outra posição nesta mesma pesquisa na avaliação de 2016/2017, onde alcançou o 17º lugar, estando no top 20 de franquias mais em conta para se investir através do home based.
Entre os principais pontos elencados pelo empresário para a conquista está a qualidade do serviço oferecido pela franqueadora atrelado ao preço que a marca oferece nas oportunidades de negócios. Com isso, é possível ofertar um custo-benefício muito grande para o futuro empreendedor. A junção desses elementos fez com que a PremiaPão crescesse rápido nos últimos meses.
“A PremiaPão possui um formato de negócio sólido com flexibilidade de horários, onde o próprio franqueado organiza seu tempo de trabalho e passa a ter a qualidade de vida que sempre buscou. Além disso, reduz o seu custo operacional significativamente, comparado à um negócio de ponto comercial”, afirma Raphael.
Franquia econômica
Bom para o cliente, o negócio é também uma ótima opção de empreendimento existente no franchising. Conduzida unicamente através do modelo home based, a PremiaPão possui três tipos de investimentos: R$6 mil para cidades até 100 mil habitantes, R$10 mil para locais de 200 mil habitantes e R$14 mil para municípios de até 300 mil habitantes.
Além do baixo investimento, o retorno também é muito atraente para quem não vê a hora de ter o dinheiro investido recuperado novamente: entre 2 a 3 meses. A franqueadora já oferece todo material profissional para o início dos trabalhos, por meio do kit franquia, que contém materiais como: panfletos promocionais; cartões de visitas; adesivos; saquinhos impressos (amostra); manual de operações; livro sobre negócios; cartaz para impressão; pen-drive ecológico; ecobag; site próprio do franqueado, entre diversos outros itens.
“Como uma microfranquia, este negócio é acessível para quem busca baixíssimo risco e nenhum capital de giro, pela inexistência de estoques. Além de ser altamente lucrativo e com um dos retornos por investimento mais rápidos do mercado de franchising”, frisa Raphael.
Além de ser uma franquia barata, a rede sempre investe em suporte forte e diferenciado, ponto ‘chave’ da marca. O motivo é ter uma maior proximidade com os franqueados, que adquirem a franquia de cidades distantes do escritório, que está situado em Recife (PE), através de contatos pelo WhatsApp, e-mail, Skype, hangouts, encontros on-line, além de congressos e convenções, onde é possível reunir grande parte dos franqueados para uma maior e melhor interação.
Suporte ao franqueado
O compromisso com o investidor é uma das maiores forças da rede. A PremiaPão oferece aos seus franqueados suporte (full-time) em marketing digital, plano de carreira (metas e bonificações) e treinamento web. Este último, considerado um dos grandes diferenciais da empresa. “Oferecemos treinamento em vídeo-aula com especificações da área, como: operação, vendas, marketing, contabilidade, gestão e mindset. O conteúdo e o treinamento são sempre atualizados por especialistas. Podemos realizar essa parte presencialmente, mas, via web tem mais aceitação. Assim que o franqueado se associa, ele recebe o acesso a plataforma de treinamento onde temos todos as aulas disponíveis”, expõe o empresário.
Com exponencial crescimento, a rede pretende chegar ao fim de 2017 com a margem de 350 operações. “Temos uma aceitação muito boa. Vemos nossos franqueados bastante engajados com o negócio que eles conseguem criar, seja como um plano A, ou plano B (segunda fonte de renda). O nosso desenvolvimento comprova isso. E não só o crescimento de número de franquias, mas em taxa de produção interna dos franqueados também. Todos estão tendo um alto índice de sucesso e produtividade”, finaliza o diretor.
Top 10
Assim como ocorreu neste ano, a PremiaPão tem a intenção de permanecer entre os 10 primeiros da lista da pesquisa PEGN nos próximos anos. A rede almeja conquistar pelo menos 4 estrelas na pesquisa do Serasa/PEGN, e também conquistar o selo de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
“Essa pesquisa é muito importante, pois revela que estamos na direção certa, no caminho de apresentar ao público um produto de qualidade, com um preço bastante acessível para o mercado”, avalia Raphael.