Paixão nacional, a pizza está presente no lar dos brasileiros, seja em uma comemoração, no domingo, e até na rotina semanal. Pensando nisso, dois jovens empreendedores criaram em meados de 2014, a Fórmula Pizzaria, no bairro Castelo, em Belo Horizonte (MG), com o objetivo de levar um alimento de qualidade e atrativo ao consumidor. Essa unidade piloto serviu de base para testes de toda operação, durante o período de 2 anos, oferecendo produtos que representassem a qualidade no mercado.
“O prazo foi fundamental para ajustarmos produtos, processos, sistemas, tornando o formato de franquia realmente testado e comprovado no seu sucesso em negócio”, ressalta Henrique Mol, 32 anos, diretor executivo da marca.
Henrique pontua ainda que, com a experiência que adquiriu com a franquia ‘Encontre sua Viagem’, a qual também é diretor executivo, surgiu o interesse em abrir um novo modelo de negócio na área alimentícia.
Queridinha dos brasileiros e popular globalmente, a pizza pode ser considerada saudável, já que é possível encontrar recheios com vegetais e opções mais condizentes com o bem-estar do corpo. As possibilidades de recheio e incrementos para a pizza são inúmeras. Segundo levantamento realizado pela APUESP (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no país, sendo 572 mil apenas em São Paulo – considerada como a segunda cidade que mais consome pizza no mundo – fica atrás apenas de Nova Iorque.
O prato foi popularizado e internacionalizado no século XX, por imigrantes italianos, e se espalhou vertiginosamente pelo mundo especialmente após a Segunda Guerra Mundial.
A Fórmula Pizzaria oferece também ao mercado o calzone – pizza fechada – e pizzas em três formatos: média (4 fatias), grande (6 fatias) e gigante (8 fatias). Com a qualidade do produto, os consumidores avaliam de forma positiva o novo produto no mercado desde sua implantação.
A Fórmula Pizzaria se destaca no mercado tendo como ponto alto a qualidade no produto, experiência positiva no contato do cliente com as unidades e rapidez na entrega dos pedidos.
O foco principal da rede é o serviço delivery. O cliente consegue fazer os pedidos por telefone, site, balcão da unidade e aplicativos como Ifood e Pedidos Já. E o retorno é muito atraente para quem não vê a hora de ter o dinheiro investido recuperado novamente. Segundo Henrique, o tempo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses, tendo um faturamento médio mensal de R$ 70 mil.
EXPANSÃO
A concorrência em pizzarias em todo o Brasil é alta, principalmente por ser o tipo de alimento que possui a maior fatia do mercado no setor de alimentação em residências (delivery). Estudos mostram que pizzas representam mais de 30% das comidas solicitadas em casa pelos brasileiros, mostrando um mercado com alto potencial e demanda.
Em virtude disso, a Fórmula Pizzaria conta com quatro unidades em operação no momento, todas elas em Belo Horizonte, situadas nos bairros Castelo (unidade própria); Sagrada Família; Gutierrez, e Buritis. O plano é abrir mais cinco lojas, nos próximos dois meses, nos bairros Itapoã; Funcionários; Anchieta; Santo Antônio e bairro Padre Eustáquio, se tornando a maior rede de pizzarias em Belo Horizonte.
“Queremos chegar a 30 unidades no Brasil até o final de 2017. Para conquista destes números iniciaremos com investimentos na expansão da marca em maior escala a partir de maio, com a contratação de novos funcionários na área comercial, feiras, propagandas digitais e sites especializados. A intensão da marca é expandir em nível nacional, e em 5 anos sermos a maior rede de pizzarias do Brasil”, afirmou Henrique Mol.
Segundo levantamento da APUESP, no Brasil, existem 36 mil pizzarias em funcionamento. É um setor que gera 360 mil postos de trabalho, com faturamento em torno de R$ 22 bilhões por ano.
Com o intuito de estar sempre por dentro das novas tendências, a Fórmula Pizzaria, em breve, estará participando de algumas feiras, como por exemplo, a Franchising Fair em Salvador (BA), e a Feira Empreende Franquias em Florianópolis (SC).
Ficou interessado em ser um franqueado? A oportunidade é vantajosa, tendo como respaldo a Análise de viabilidade; Projeto visual; Assessoria pré e pós inauguração; Treinamento in loco; Marketing; Apoio Jurídico; E-mail; Equipe de Suporte; Exclusividade de mercado; Central única de atendimento, e Cozinha Central. O investimento total chega a R$ 115 mil, incluindo gastos com instalações, equipamentos, despesas administrativas, móveis e utensílios, além do material para funcionamento. A taxa de franquia é de R$ 40 mil.
SUPORTE AO FRANQUEADO
O compromisso com o investidor é uma das maiores forças da rede. Na Fórmula Pizzaria o modelo de negócio possui formato para franqueados com perfil investidor, que não estarão no dia a dia da unidade. Os processos da operação são bem alinhados e definidos, gerando dependência mínima ao franqueado. “A rede Fórmula Pizzaria tem formato compacto; processos bem definidos; alta rentabilidade; baixo investimento para o setor alimentício; espaço físico reduzido para operação e necessidade de poucos profissionais. Para isso, é necessário que o empreendedor tenha facilidade de relacionamento interpessoal, para lidar com equipe e clientes”, explica o empresário.
O treinamento feito pela rede ocorre in-loco com duração média de 10 dias, sendo antes e após implantação destacado a produção das pizzas; sistemas; atendimento cliente; cuidados manuseio alimentos; processos internos; e Marketing com orientação das principais estratégias.
INTERNACIONALIZAÇÃO
E para aqueles que pretendem investir, a rede também pretende atuar fora do Brasil. “Já existem estudos e trabalhos com a intenção de investir em outros países, como por exemplo, países da América do Sul, Central e do Norte, onde temos interesse na busca de Master franqueado que irá desenvolver o mercado em conjunto com nossa marca”, salienta Henrique.
Em 2016, o faturamento da rede de franquias Fórmula Pizzaria superou o valor de 1 milhão e 700 mil reais. Para este ano, a previsão é de R$ 5 milhões.