A ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, rede de franquias de clínicas odontológicas com 21 anos de experiência no segmento, comemora números positivos do negócio que fazem toda a diferença para quem quer investir em um negócio próprio.
De acordo com Faisal Ismail, sócio-fundador e presidente da ORTOPLAN, as unidades da marca vem registrando rentabilidade na casa dos 22%. O número é excelente e está acima da média registrada no franchising, que gira entre 10% e 15%. “Esse é o resultado de um trabalho sério, que vem sendo realizado pela equipe da franqueadora. Estamos sempre em busca de melhorar os números do nosso negócio de forma que o franqueado fique satisfeito, assim como nossos pacientes”, analisa o executivo.
Outro dado que impressiona é o índice de satisfação dos franqueados da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas. De acordo com pesquisa interna realizada pela franqueadora, 94% dos franqueados estão felizes com suas operações.
Em busca da manutenção deste cenário, Ismail e a equipe da marca seguem estudando o mercado, planejando novidades e investindo em inovação. A última mudança promovida foi estrategicamente analisada para atender uma necessidade de mercado verificada pela franqueadora nos últimos dois anos. “Depois de pesquisas, análise de mercado e avaliação do DNA dos profissionais da odontologia, criamos um modelo de negócio que vai atender diretamente a vontade do nosso consumidor, que é o franqueado”, explica.
O executivo adianta que os parâmetros para controle de qualidade, segurança e gestão do negócio estão mantidos. No entanto, o profissional de odontologia que tiver perfil para se tornar franqueado ORTOPLAN poderá customizar sua unidade, seguindo o conceito ORTOPLAN For You. Foram flexibilizadas escolhas como: tamanho da clínica, cores utilizadas para decoração, tipo de mobiliário, estilo de fachada, entre outros aspectos passíveis de personalização. “Usando o bom senso é possível negociar outras adaptações. Além disso, passamos a utilizar o nome do profissional na fachada da clínica. Essa é uma importante maneira de aproximação com o público a ser atendido, tanto para uma nova franquia quanto para modelo de conversão de bandeira”, analisa Ismail.
Além da possibilidade de customização do espaço físico das unidades, outras importantes alterações estão relacionadas aos valores de investimento, royalties e taxa de propaganda praticados pela ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas. De acordo com Ismail, agora é possível iniciar atividades com clínicas no modelo Smart (menor porte), com investimento de R$ 150 mil. No caso do modelo Plus (maior porte), o investimento é de R$ 280 mil. Para a conversão de bandeira, o investimento a ser feito varia entre R$ 25 mil e R$ 50 mil. “Conseguimos uma redução no custo operacional. Com isso, passamos a poder praticar valores mais atrativos de investimento no negócio”, afirma.
Ainda segundo o executivo, a taxa de franquia é a mais atrativa do mercado, com valor de R$ 10.900,00. Os royalties passam a ser escalonáveis e quanto melhor o desempenho da franquia, menor é o valor a ser pago. A taxa de propaganda, por sua vez, pode ter 50% do valor revertido a ações locais, em benefício do próprio franqueado. Os cálculos são realizados tomando por base o faturamento de cada unidade, por mês.
“Vemos um movimento importante dos dentistas que têm suas clínicas particulares buscando uma marca forte a qual se associar, mas que desejam ser ouvidos em suas particularidades. Entendemos essa realidade do nosso mercado e promovemos ajustes importantes no nosso modelo de negócio para crescer junto com esses profissionais”, finaliza o executivo.
A ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas contabiliza, atualmente, 35 unidades em operação e deve chegar ao final do ano com 65 clínicas entre abertas e contratadas.