Franquia de ensino bilíngue da SOMOS Educação mira alta performance para ingresso nas melhores universidades

O suporte oferecido pela franqueadora Start Anglo Bilingual School abrange todas as dimensões do processo pedagógico e níveis de operação, desde o currículo à gestão escolar integrada

A SOMOS Educação, uma das principais empresas de educação básica do Brasil e que tem a Cogna como principal acionista, desenvolveu a rede de franquias Start Anglo Bilingual School para atender duas demandas em alta: o bilinguismo e a alta performance, para formar alunos em uma perspectiva integral, com excelência na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências individuais, para que ingressem nas melhores universidades.

Segundo pesquisa encomendada pela SOMOS, 76% das famílias participantes têm grande expectativa quanto à preparação de seus filhos para o Enem e vestibulares mais concorridos, enquanto 63% consideram muito importante o desenvolvimento da fluência do inglês ainda na escola.

O modelo de negócio foi elaborado com o respaldo da Cherto, uma consultoria de franchising da América Latina. Lançada em abril de 2023, a rede de franquias Start Anglo tem atualmente 34 contratos fechados. A rede foi criada para atender a forte demanda do mercado por educação bilingue, afinal, este é um segmento que cresceu 10% nos últimos 5 anos no Brasil, e o número de alunos aumentou em 64%, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI).

Em paralelo, o mercado de franquias tem mostrado um impressionante crescimento no Brasil, o que mostra o grande potencial do setor para os investidores. De acordo com o último levantamento Desempenho do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgado no 1º trimestre de 2024, houve um acréscimo de quase 7500 operações no país no último ano, evidenciando o aquecimento do segmento. Em relação ao faturamento, houve um aumento total de 19,1% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Somente o setor de Educação cresceu mais de 10%, uma variação de quase 2 mil novas unidades abertas em relação ao ano passado.

O Start Anglo atende todas as dimensões do processo educativo e nos diferentes níveis de operação da escola, desde um currículo de excelência até o suporte na gestão escolar integrada. Além do software de gestão escolar, acadêmica e financeira, serviços de marketing e de formação pedagógica dos docentes, o franqueado tem acesso às metodologias e às soluções de proficiência de inglês, treinamento de gestores, vivência bilíngue e programas de internacionalização, desenvolvimento de liderança e socioemocional, pensamento computacional, empreendedorismo e de educação física. A base curricular conta com a adoção do material didático do sistema de ensino Anglo e do Eduall – solução de ensino bilíngue da SOMOS desenvolvida em parceria com a Macmillan Education.

Durante a formação, os alunos passam por uma jornada de internacionalização a partir das aulas em inglês, com experiências de aprendizagem e programas de imersão que os levam a compreender o mundo, interagir e pensar globalmente. Ao final do ano, os estudantes têm a oportunidade de prestar o exame da LangCert, de nível B2, que avalia a proficiência em inglês. O teste é aplicado de forma remota e tem validade em universidades de mais de 80 países, incluindo Reino Unido e Estados Unidos.

O mercado de escolas bilíngues movimenta R$ 250 milhões por ano no Brasil, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI). No entanto, mais de 200 mil estudantes não são atendidos por não encontrar uma oferta ideal em sua cidade, que alie o ensino bilíngue à alta performance. Para Juliana Diniz, Diretora de Negócios da Start Anglo, investir no ensino bilíngue representa uma possibilidade de crescimento num mercado em expansão. “Como one stop partner das escolas privadas, a franquia Start Anglo reforça a capacidade da SOMOS de entregar ao mercado um ecossistema ainda mais completo de soluções com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos e de crescimento nos negócios”, afirma a executiva.

Qualificação técnica de referência para o corpo docente

Os professores também têm acesso a cursos de formação em neurociência da aprendizagem e métodos pedagógicos que somam mais de 380 horas de formação continuada, para que o planejamento das aulas ocorra de forma síncrona ao entendimento de novas práticas. São 120 horas de ensino bilíngue exclusivo e com certificação internacional desenvolvido pela NILE, uma das maiores instituições de formação de professores no mundo, com a mesma validade de exames de Cambridge.