Michel Blumenfeld, novo franqueado da Blue Sol Energia Solar – empresa pioneira no desenvolvimento de projetos, instalação de sistemas fotovoltaicos e capacitação de empreendedores e mão de obra para o setor – construiu uma carreira sólida no mundo corporativo.
Formou-se em administração de empresas pela FGV e trabalhou por sete anos em multinacionais. Depois dessas experiências, resolveu atuar como consultor independente para negócios sociais. Foi nessa época que aprofundou seus conhecimentos na área de energia solar. Para ganhar ainda mais bagagem no setor, morou por dois anos na Austrália, onde trabalhou diretamente com o segmento. Nos últimos dois anos, voltou ao Brasil para atuar como Oficial de Parcerias Corporativas no UNICEF, a convite da Organização das Nações Unidas (ONU).
Aos 34 anos, Blumenfeld resolveu dar vez à sua veia empreendedora e investir em energia solar. “O primeiro motivo de investir no segmento de energia solar é a sustentabilidade. Sempre quis fazer parte de uma indústria que permitisse reduzir os danos ao meio ambiente. Além disso, gostaria de ajudar a promover uma mudança na matriz energética brasileira, dando mais independência e economia aos consumidores”, explica.
Para o novo franqueado da Blue Sol Energia Solar, a beleza do mercado é sua abrangência e número de pessoas que podem se beneficiar ao investir nesse modelo de energia limpa. Pensando neste aspecto, o empreendedor planeja levar a tecnologia não só a clientes residenciais, como a empresas de pequeno e médio portes e para a zona rural. “Conheço a Blue Sol desde 2014, acompanho o crescimento da marca e sempre fiquei muito impressionado com o profissionalismo e visão de longo prazo da empresa. Toda a estratégia foi montada de forma a desenvolver o mercado nacional de energia solar, capacitando e formando profissionais na área. A estrutura e suporte oferecidos ao franqueado são ótimos, e nos dá maiores possibilidades como empresários”, analisa.
De acordo com Blumenfeld, o investimento para abertura da unidade da Blue Sol Energia Solar em Brasília, localizada no Lago Sul, foi de, aproximadamente, R$ 180 mil. A expectativa do franqueado é de que o retorno do investimento aconteça dentro do período de 12 meses, alcançando em torno de 10% do mercado de Brasília nesse período. “Não descarto a possibilidade de abertura de mais uma unidade da franquia nos próximos anos”, afirma.
O otimismo do empreendedor tem base sólida. Na visão dele e de muitos especialistas do setor, a energia solar já é a opção mais acessível e rentável dentre as energias renováveis no Brasil e o mercado que mais cresce. Frente a uma provável crise energética no país nos próximos anos, a energia solar surge como uma ótima solução, descentralizando a geração e empoderando os próprios consumidores. “Além disso, vivemos uma crise ambiental e mais de 80% da matriz energética brasileira é poluente e/ou extrativa, demandando recursos que são finitos. É importante haver uma mobilização da sociedade como um todo para que sejam adotadas fontes de energia mais sustentáveis, e a solar deve liderar este movimento”, finaliza Blumenfeld.
Expansão da rede
A nova franquia Blue Sol Energia Solar em Brasília é a 20ª unidade da marca em operação. O início das atividades acontece no mês de agosto. A meta é fechar 2019 com pelo menos 40 franquias entre abertas e contratadas em todo o país.
De acordo com Rafael Cafolla, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, essa é a 3ª operação da marca no Centro-Oeste brasileiro. A meta da franqueadora é ter 17 unidades na região, 150 franquias em todo o país, com pelo menos uma unidade em cada estado da federação, e mais 50 unidades na América Latina até 2025.
Falando especificamente sobre a região Centro-Oeste, Cafolla adianta o interesse da franqueadora em estender sua atuação pelos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. “Além de Brasília, já temos uma unidade em Cuiabá e em Goiânia”, conta Cafolla.
O executivo explica que a franqueadora cuida da elaboração dos projetos, fornecimento dos equipamentos, logística e conexão com as distribuidoras de energia elétrica, enquanto a unidade faz a frente comercial e a instalação dos sistemas. Por isso, a marca vem selecionando como franqueados candidatos que possuam experiência na área comercial, vivência anterior como empresário, diretor ou gerente, habilidade para gestão de pessoas e disponibilidade para gestão da franquia em tempo integral. “Temos 10 anos de know-how no mercado de energia solar e somos a empresa com o maior número de sistemas comercializados em geração distribuída do Brasil. Nossa estrutura está bem preparada para levar os sistemas fotovoltaicos a todo o país”, finaliza o executivo.
A Blue Sol Energia Solar também conta com franquias em Alphaville (SP), Campinas (SP), Araraquara (SP), Jundiaí (SP), Vinhedo (SP), Bauru (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP), Americana (SP), Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Caruaru (PE), Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Bento Gonçalves (RS).