O avanço da tecnologia vem transformando rapidamente o mercado de trabalho. Segundo o relatório The Future of Jobs 2023, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, estima que cerca de 85 milhões de empregos devem ser substituídos por novas funções em 2025, impulsionadas principalmente pelo avanço da Inteligência Artificial e automação. Porém, o relatório também estima que cerca de 97 milhões de novas posições podem existir, adaptando-se às exigências da era digital.
Diante desse cenário, cresce a necessidade de investir em educação profissionalizante qualificada, já que o foco em formação em tecnologias deixou de ser uma atividade extracurricular e passou a ser uma exigência para quem busca novas oportunidades ou crescimento profissional.
Formação qualificada
A Via Certa Educação Profissional, franquia de educação profissionalizante, é um dos exemplos de empresas que têm se adaptado às novas exigências do mercado. Com formações nas áreas de Inteligência Artificial, Youtuber e Projetista Gráfico Profissional e Digital, a rede aposta em metodologias práticas, linguagem acessível e conteúdos atualizados para tornar a tecnologia uma aliada do conhecimento e da empregabilidade.
Durante muito tempo, dominar ferramentas tecnológicas era considerado um diferencial competitivo. Hoje, é um requisito básico para a maioria das profissões. Empresas de todos os setores buscam profissionais que saibam lidar com softwares, redes sociais, automação e soluções digitais. Isso inclui não apenas cargos técnicos, mas também funções administrativas, comerciais e criativas. Nesse novo panorama, cursos profissionalizantes com foco em tecnologia se tornam essenciais para quem deseja se destacar.
“Por conta do aumento da procura de profissionais capacitados no setor de tecnologia, aqueles que possuem uma formação profissional qualificada passam a ocupar um papel importante em empresas desse setor”, explica Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa Educação Profissional.
Cursos acessíveis
A Via Certa entende essa necessidade e oferece cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades digitais que acompanham as tendências do mercado. O curso de Inteligência Artificial, por exemplo, é oferecido de forma gratuita.
Com duração de quatro horas e certificado de conclusão, o curso apresenta conceitos de machine learning e automação de forma didática, ideal para quem está dando os primeiros passos na área.
O curso de Youtuber também é outra oportunidade oferecida de forma gratuita, também com duração de quatro horas e certificado de conclusão. Esse curso une criatividade e estratégia digital. Porém, caso o aluno tenha interesse de se aprofundar ainda mais acerca do tema, é possível fazer o curso de Digital Influencer e Youtuber, com carga horário de 103 horas, com duração de 12 meses, o aluno aprende desde a criação de conteúdo para as redes sociais até edição de fotografias e inteligência artificial.
Já o curso de Projetista Gráfico Profissional e Digital, ensina o aluno a desenvolver habilidades para o processo de criação, desenvolvimento de layout, padronização visual e utilização das principais ferramentas para a produção de trabalhos gráficos e websites — desde ferramentas básicas, que utilizam layouts prontos e pré-definidos, como o Canva, até softwares mais completos e exigidos pelo mercado, como o pacote Adobe, com destaque para o Photoshop e o Illustrator.
Mais empregos
Além de ampliar a empregabilidade, os cursos tecnológicos da Via Certa também incentivam o empreendedorismo. A digitalização abriu espaço para novos modelos de negócio e para profissionais autônomos que utilizam ferramentas online para criar, divulgar e vender seus produtos ou serviços. Aprender a usar essas tecnologias de maneira estratégica pode ser o diferencial entre ter uma boa ideia e transformá-la em um negócio de sucesso.
“O mercado de tecnologia está em ampla expansão. Com os nossos cursos, oferecidos pela Via Certa Educação Profissional, queremos oferecer uma formação prática e acessível para aqueles que desejam ingressar nessa área. Nosso objetivo é capacitar nossos alunos para dominarem as principais técnicas da área de tecnologia e orientar sobre ética e responsabilidade”, finaliza Décio.