Franquia de educação profissional alcança recorde de faturamento com aumento de 114% nas vendas de cursos

No último mês de julho a franquia Via Certa Educação Profissional obteve faturamento de mais de R$ 1 milhão; Rede lança novas estratégias para conquistar mais estudantes durante período de retomada econômica

Tendência, principalmente nos últimos meses, o crescimento dos cursos profissionalizantes, técnicos, além dos chamados “cursos livres” deu um salto diante da urgência do brasileiro de ingressar novamente no mercado de trabalho. Com mais de 14 milhões de pessoas desempregadas atualmente no país, a busca por cursos de duração mais curta tem atraído olhares daqueles que procuram por uma requalificação ou capacitação para ter o próprio negócio.

A franquia Via Certa Educação Profissional sentiu no último mês de julho as vendas das matrículas aumentarem significativamente. A rede que está no mercado desde 2012 registrou o maior faturamento da sua história em um único mês.

O diretor executivo da Via Certa, Décio Marchi, revela que registrou um crescimento de 40% sobre o mesmo período do ano passado. Já em relação aos cursos, a rede somou 1.593 matrículas em julho desde ano, um aumento recorde de 114% em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os cursos mais vendidos estão o de Informática e Tecnologia; Atendente de Farmácia; Gestão Empresarial; Auxiliar Veterinário, e Designer de Sobrancelhas.

“O crescimento desse segmento é uma forte tendência, e a pandemia acelerou a busca por uma qualificação, mesmo que de forma on-line. Acredito que continuaremos fortes no mercado, até porque nesse período em busca da retomada da economia, as empresas já começaram a contratar novos colaboradores para compor o seu quadro de funcionários. E aquele que estiver mais bem qualificado tem chances maiores de conseguir uma nova oportunidade”, avalia o executivo.

Transformação digital

Marchi atribui esse crescimento da rede por criar novas formas de levar ensino aos alunos. No ano passado, logo após o início da pandemia da Covid-19, a Via Certa lançou o Sistema Flex, onde o aluno pode optar em fazer as aulas da plataforma 100% em casa ou onde estiver, bem como também na própria unidade Via Certa, ou até mesmo, uma parte on-line e outra parte na escola, tudo a livre escolha desse aluno.

“Transformar nossos cursos presenciais em on-line vem agradando os estudantes. Até porque ele tem a livre escolha de optar estudar em casa ou na própria unidade da Via Certa. Mesmo com essas adaptações foi possível continuar atendendo nossos alunos com eficiência. Prova disso, são os números satisfatórios que atingimos no último mês”, diz.

Campanha Estudante Paga Meia

Para continuar mantendo essa margem de crescimento, a Via Certa acaba de lançar a campanha “Estudante paga Meia”, que estará ocorrendo durante todo o mês de agosto em todas as unidades da rede.

Marchi explica que a campanha visa, durante esse período de volta às aulas, aumentar o número de matrículas de todos os cursos livres, principalmente nos horários de menor procura.

“Essa campanha tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Superior ou Técnico da rede pública e privada, que buscam se qualificar e aproveitar a oportunidade de 50% de desconto em nossos cursos”, frisa o diretor executivo.

Expansão dos negócios

Com o negócio caminhando muito bem, a Via Certa continua com o seu plano de expansão. Para isso tem apostado no trabalho de FDA (Franqueado Desenvolvedor de Área) – novo termo de másterfranqueado. Ele tem a função de dar suporte e treinamento localizado para os franqueados, prospectar outros novos, e atuar com a comercialização dos serviços. E para isso, o FDA adquire conhecimento e total autorização da franqueadora.

A Via Certa está situada no interior do estado de São Paulo, em Birigui, e soma atualmente 47 unidades franqueadas. Através do plano de expansão de FDA’s para 2021/2022 a rede busca focar na expansão pelo Centro Oeste, Norte e Nordeste do país.

De acordo com o diretor, esses são locais pouco explorados pela rede, assim, o objetivo é de conquistar novos mercados.