Franquia completa de alimentação, Chicken & Beer se associa a ABF

Criada em 2010, no ABC Paulista, a Chicken & Beer é uma rede de franquias de frango crocante no balde estilo americano, “mas com tempero genuinamente brasileiro”. A empresa tem em seu mix de produtos os tradicionais baldes de frango crocante, além de lanches e pratos executivos exclusivos, sendo uma boa opção de refeição para praticamente qualquer horário do dia. Em franca expansão e com estrutura e tecnologia robustas, a marca acaba de se associar à ABF (Associação Brasileira de Franchising).

O modelo desenvolvido por Marcos e André foi testado ao longo de mais de dez anos em quatro unidades próprias, todas na região do ABC Paulista. Além de ter estrutura para receber os clientes na loja ou em praças de alimentação, em meados de 2020, os empresários também passaram a operar por meio de delivery, o que contribuiu para um aumento de cerca de 40% no faturamento.

Os processos foram revistos e manualizados ao longo dos anos para promover maior eficiência na operação, algo fundamental na indústria de alimentação.

“Fomos ao mercado, pesquisamos, buscamos novas embalagens, revimos o processo. O frango antes era servido em bandejas plásticas. Investimos em baldes personalizados exclusivos em três tamanhos, tornando-se uma atração à parte. Passamos também a trabalhar o frango desossado, que ajuda a fritar as porções 50% mais rápido, promovendo facilidade no corte e manuseio, o que foi elogiado por clientes mais antigos”, explica André Pavesi, sócio fundador da marca.

Além disso, André destaca a estrutura montada para suportar os franqueados, pontuando que os pontos para a abertura de unidades, já estão previamente mapeados e que a marca possui acordos com grandes redes de shoppings e supermercados diminuindo os custos de ocupação (aluguel).

“Investimos em treinamento para os nossos franqueados por meio da ‘Universidade Chicken & Beer’ a fim de diminuir os riscos de erros dos investidores”, acrescenta.

Seguindo os processos definidos, em 2022, as quatro unidades próprias da marca registraram mais de R$4,5 milhões de faturamento. Além dessas, outras inaugurações de franqueados registraram um faturamento superior a R$80 mil logo nos primeiros meses de trabalho.

“Não foi um negócio desenvolvido às pressas. Testamos e evoluímos ao longo do tempo antes de abrir a expansão para franquias”, conclui André.