Bastante vantajoso, o segmento de franquias oferece opções de redes que possibilitam ao franqueado ter uma outra fonte de renda. Isso porque algumas franquias podem ser operadas durante meio período ou então o franqueado pode optar por contratar um funcionário para gerir a operação para ele, entre outras maneiras que elas possibilitam trabalhar, proporcionando mais flexibilidade. Redes como Dídio Pizza, SuperGeeks, MTCred e Seguralta são exemplos e trazem inúmeros benefícios para quem deseja ter uma segunda fonte de renda.
Especializada no delivery de pizzas, a Dídio Pizza é considerada uma das franquias unicamente delivery de maior qualidade do mercado e tem por meta entregar pizzas em 30 minutos. A rede contabiliza uma venda anual de 510 mil pizzas e um faturamento de R$ 30 milhões. Todos os meses, a rede entrega cerca de 45 mil pizzas em suas unidades.
O segredo do sucesso da Dídio Pizza se resume principalmente pelo investimento em produtos de qualidade, na aposta pelas pessoas com quem trabalha e pelo core business do negócio: os mais de 200 entregadores que fazem parte da rede são treinados pela Dídio Pizza para atender os clientes dentro do padrão de qualidade estabelecido pela marca.
A marca conta com estratégia de expansão em espiral que embora pouco utilizada pelas redes de franquias, garante uma logística eficiente de entrega de insumos para os franqueados e também de apoio com consultoria de campo constante, o que resulta em um crescimento consistente e de maneira gradual.
A rede procura sempre abrir unidades em regiões próximas à matriz e, desta maneira, a marca vai ganhando força conforme novos mercados vão se abrindo. A Dídio Pizza também se destaca também pela Operação Chave na Mão – que garante a entrega da unidade pronta para o franqueado em 45 dias, a possibilidade de test drive por parte dos novos franqueados, Centro de Distribuição da marca e negociação com fornecedores feita de forma exclusiva para garantir melhores preços e prazos.
Por ser aberta a partir das 18h, o franqueado da Dídio Pizza pode trabalhar meio período ou delegar a tarefa para outra pessoa. Com mais de 25 unidades em regiões como São Paulo Capital, Campinas, São Bernardo, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Osasco, Valinhos, Alphaville, a rede planeja abrir novas unidades em São Paulo, Guarulhos e cidades do interior como, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Americana, Sorocaba, Limeira, Santos, Piracicaba e Paulínia. O investimento inicial na marca é de R$265 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 81 mil com rentabilidade a partir de 12%. O retorno do investimento é estimado em 27 meses.
De 2018 até o momento, a Dídio Pizza registrou crescimento de 30 e um dos fatores que motivou seu crescimento é sua política de retenção de franqueados, campanhas motivacionais de venda com foco na qualidade de seus produtos e no atendimento ao cliente.
Com mais de 5 mil alunos matriculados e 62 unidades, a SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. A rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.
A rede conta com 60 unidades em operação no país todo e projeto de expansão para dentro e fora do Brasil, incluindo Portugal, onde já tem uma unidade, Estados Unidos e regiões de língua espanhola, já com demanda para o Japão.
A SuperGeeks oferece modelos de negócios com investimentos que variam entre R$ 22mil e R$ 200 mil no Brasil e de 55.000 EUR no exterior. Entre as modalidades que permitem o franqueado ter outra fonte de renda, estão a InSchool (R$ 22 mil), na qual o franqueado é um colégio e a área de atuação dele passa a ser o próprio colégio e seus alunos, e a SuperClass (R$ 65 mil), destinado à quem quer ter uma sala SuperGeeks dentro do seu estabelecimento com a possibilidade de montar várias operações em diferentes colégios, escolas de curso livre ou outros espaços. Ele também pode optar por ser um franqueado CS Plus, cujo investimento é de R$15.000 a R$30.000, oferecendo cursos de Ciência da Computação dentro das escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Com faturamento de R$ 20 milhões, a expectativa da SuperGeeks é alcançar um crescimento médio de 30% este ano.
Fundada em Curitiba, a MTCred nasceu em julho de 2008 e se tornou franquia em 2011, tendo 20 lojas em funcionamento em 10 estados. Atualmente, a assessoria de crédito e cobrança conta com 76 unidades em funcionamento em 23 estados. A marca oferece a oportunidade de trabalho home office por meio do modelo de franquia Smart, com o investimento inicial de R$ 19.990,00, que permite ao franqueado ter uma segunda renda.
A rede, que começou após uma crise financeira, surge também como oportunidade para quem procura uma forma de se recolocar no mercado de trabalho, já que a opção de franquia Smart onde o franqueado possui rentabilidade acima de R$ 3.900,00 por mês.
Para fazer parte da equipe MTCred não é necessário ter experiência na área, uma vez que a franqueadora oferece todo o treinamento, material e assistência para todos os franqueados. O carro chefe da marca é o crédito consignado, empréstimo descontado diretamente da folha de pagamentos da pessoa física, para aposentados e pensionistas do INSS.
Também é possível investir em uma unidade da Seguralta, corretora de Seguros, que opera há mais de 50 anos comercializando serviços personalizados para determinados perfis de segurados, como segunda renda.
Hoje a rede atende mais de 200 mil clientes, sendo mais de 180 mil veículos segurados, 4 mil empresas protegidas, 18 mil residências seguradas e um índice de renovação que ultrapassa 80%.
Na economia brasileira, todos os anos esse setor corresponde a aproximadamente 7,4% do PIB brasileiro de 2018, mostrando-se altamente rentável. No ano passado, a Seguralta apresentou um crescimento de quase 30% na produção em relação ao ano de 2017, atingindo uma produção de R$300 milhões. A marca é pioneira como rede de franquias no Brasil e conta hoje com mais de 1.000 unidades em operação em todo o país.
Um dos grandes diferenciais da rede para os franqueados é o fato de trabalhar com as seguradoras mais bem conceituadas do mercado, o que garante uma grande gama de produtos a oferecer a seus clientes e bom faturamento. São mais de 30 companhias. Entre os seguros oferecidos estão os: seguro auto, residencial, vida, previdência privada, consórcio, acidentes pessoais, responsabilidade civil, empresarial, condomínios, fiança, entre outros, além de consórcios e previdência.
Para quem deseja se tornar um franqueado, a Seguralta dispõe de três modelos de negócios: Standard, Basic e Home Office. O investimento total inicial é de R$ 150 mil, R$ 50 mil e R$30 mil respectivamente. O prazo de retorno costuma variar entre 12 e 24 mês.
Entenda quais as vantagens de abrir uma franquia
Investir em uma franquia traz mais segurança e, diferentemente de ter que começar do zero com um negócio independente, usar uma marca já testada e reconhecida no mercado, é estar praticamente a um passo do sucesso. Além de economizar tempo e dinheiro, o franqueado contar com apoio operacional, estratégico, todo know-how da franqueadora e menor tempo de retorno de investimento.
Segundo Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 6,1% no terceiro trimestre de 2019, ante o mesmo período de 2018. O faturamento passou de R$ 44,479 bilhões para R$ 47,203 bilhões.