Franquia Acquazero investe em tecnologia e inovação para avançar pelo Brasil

Marca especializada em estética automotiva, com serviços sustentáveis e produtos biodegradáveis, projeta alcançar 300 unidades ainda este ano e faturamento de R$ 100 milhões; Rede trabalha com dois modelos de negócios: Standard e Prime com investimento a

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente tem influenciado diretamente os hábitos de consumo da população. Um dos setores impactados por essa conscientização é o de lava-rápidos e serviços de lavagem automotiva, que têm registrado um aumento na demanda por opções sustentáveis.

A lavagem tradicional de veículos costuma utilizar grandes volumes de água, podendo chegar a 300 litros por carro. Com a crescente preocupação sobre o desperdício desse recurso essencial, muitos consumidores têm buscado alternativas mais sustentáveis, como a lavagem ecológica e o uso de produtos biodegradáveis.

16 anos de história

Esse é o foco da franquia Acquazero, empresa fundada em 2009, na cidade de São Paulo, com a proposta de oferecer soluções inovadoras no setor automotivo, focado especialmente em lavagens a seco de veículos. No ano seguinte a marca entrou para o franchising, porém, somente em 2018, a empresa passou por uma grande mudança quando foi adquirida pelo Grupo Encontre Sua Franquia, holding mineira, que tem a frente dos negócios o empresário Henrique Mol, que trouxe uma visão estratégica para expandir e consolidar a marca.

Ainda em 2018, Henrique ampliou os serviços da Acquazero, introduzindo o segmento de serviços residenciais. A empresa passou a oferecer soluções de limpeza e higienização para ambientes domésticos e corporativos, como estofados, tapetes e outros itens de casa, além de continuar com seus serviços automotivos.

Em 2022, foi implementado o método pressurizado, uma inovação que trouxe mais eficiência e rapidez para os serviços de lavagem de veículos. O método foi inicialmente aplicado a dois modelos de lavagem, tornando a experiência mais ágil e eficaz.

Em 2025, a Acquazero expandiu ainda mais seu portfólio, oferecendo agora quatro modelos de lavagem e serviços residenciais, o que fortaleceu sua posição tanto no mercado automotivo quanto no setor de limpeza residencial. Essa expansão ajudou a Acquazero a alcançar uma magnitude ainda maior, tornando-se um nome reconhecido pela qualidade e inovação em seus serviços.

Serviços

A Acquazero oferece uma gama de serviços bastante abrangente, atendendo desde embarcações, aeronaves, carros de pequeno a grande porte, carretas, caminhões, ônibus, frotas, até concessionárias e serviços residenciais e corporativos. Por conta dessa ampla diversidade de serviços, a Acquazero se posiciona como uma das principais franquias no Brasil no setor de limpeza automotiva e serviços relacionados.

A Acquazero oferece mais de 30 serviços, entre eles é possível destacar:

  • Lavagem ecológica de veículos: limpeza de carros, ônibus e frotas utilizando produtos biodegradáveis, sem o uso de água. Esse é o carro-chefe da marca e representa 50% da receita da rede;

  • Lavagem pressurizada: uso de jatos de ar para uma limpeza rápida e eficiente, aplicável a veículos de diferentes portes com uma quantidade mínima de água com alta eficiência;

  • Lavagem de veículos de grande porte: serviços especializados para caminhões, carretas, ônibus, frotas e carretas;

  • Lavagem e cuidados com embarcações e aeronaves: limpeza e detalhamento de iates, lanchas e aviões na parte interna;

  • Serviços residenciais: limpeza de estofados, tapetes e outros itens da casa;

  • Serviços corporativos: limpeza de estofados e ambientes para empresas e escritórios;

  • Polimento e higienização de veículos: polimento e limpeza profunda de interiores de carros;

  • Tratamentos especiais para pintura automotiva: revitalização e proteção da pintura do veículo.

  • Lavagem com Snow Foam: espuma ativa que remove sujeiras mais pesadas;

  • Lavagem com Máquina Semi-Automática: solução moderna que otimiza o tempo de lavagem.

Modelo de negócio

A Acquazero oferece dois modelos de negócios:

  • Standard:  modelo compacto e acessível, ideal para quem deseja iniciar com menor custo. Esse formato foca no atendimento delivery, levando os serviços até os clientes, onde os equipamentos e produtos são portáteis para realização dos serviços. Além do mais, tem menor custo operacional, sem necessidade de ponto fixo estruturado, apenas ponto de apoio. Por ser compacto, há a possibilidade de serem trabalhados 28 serviços que a marca oferece. O investimento é a partir de R$ 25 mil (já incluso taxa de franquia + capital de giro + equipamentos), com faturamento bruto médio mensal de R$ 40 mil, o lucro líquido é em média 40%, podendo ser maior conforme o volume de atendimentos e fidelização de clientes. O prazo de retorno é estimado entre 8 a 12 meses.

  • Prime: modelo mais completo e estruturado, indicado para locais com maior demanda, tem operação fixa, podendo ser instalada em postos de combustível, shoppings, prédios comerciais, aeroportos, supermercados e concessionárias. Esse modelo possui equipamentos mais avançados, incluindo a opção de lavagem automatizada com água, e oferece os mais de 30 serviços disponíveis pela franquia. Tem capacidade de atendimento maior, permitindo um fluxo constante de clientes. O investimento é a partir de R$ 135 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro + instalação). O faturamento bruto médio mensal é de R$ 100 mil, com rentabilidade média de 30%, podendo ser maior devido às oportunidades de atuação diversificadas, como parcerias estratégicas e ampliação dos serviços oferecidos. O prazo de retorno é de 12 a 24 meses.

A escolha entre Prime e Standard depende do perfil do investidor, do capital disponível e da estratégia de atuação no mercado. A Acquazero pode ser aberta em cidades a partir de 25 mil habitantes. Para isso, a rede leva em conta a demanda por serviços automotivos especializados; oportunidades de parcerias locais, como shoppings, postos de combustível e condomínios; potencial de crescimento do negócio na cidade. A viabilidade da franquia depende da análise do perfil econômico e comercial de cada região.

Inovação e tecnologia

A Acquazero disponibiliza um ecossistema tecnológico completo para otimizar a gestão, o atendimento ao cliente e a execução dos serviços nas unidades franqueadas. Entre alguns desses serviços é possível destacar:

– AcquaON – Plataforma de gestão: sistema de gerenciamento exclusivo para franqueados, oferecendo gestão financeira completa, auxiliando no controle de receitas e despesas; Relatórios de faturamento detalhados, permitindo uma análise precisa do desempenho; Registro de serviços prestados, garantindo maior organização; Integração com canais de atendimento, facilitando a comunicação com os clientes.

– Aplicativo Acquazero: disponível na Play Store e App Store, o App Acquazero é uma ferramenta essencial tanto para clientes quanto para franqueados. Para clientes é possível agendamento e contratação de serviços diretamente pelo aplicativo, e acompanhamento do status do serviço solicitado. Para franqueados, essa ferramenta possibilita a entrada de veículos ou objetos para limpeza; acompanhamento do status dos serviços (prontos, em andamento e pendentes); Gestão dos agendamentos de clientes externos; Monitoramento do fluxo de caixa e faturamento diário.

– Tecnologia na operação: Sistema de lavagem ecológica, reduzindo o consumo de água; Sistema de lavagem com máquina industrial; Equipamentos modernos para limpeza automotiva e residencial; Uso de produtos biodegradáveis e sustentáveis; Automação no agendamento e controle de serviços, otimizando a rotina do franqueado.

Perfil para empreender

Henrique conta que a franquia Acquazero é ideal para empreendedores iniciantes que buscam um modelo acessível e de fácil operação; investidores experientes que querem diversificar seus negócios; proprietários de lava-rápidos ou negócios automotivos que desejam expandir seus serviços; proprietários de postos de combustíveis que buscam agregar novos serviços e aumentar a lucratividade; quem busca autonomia financeira com um negócio estruturado com suporte e estrutura de franquia.

“A Acquazero oferece um modelo de negócio estruturado para que o franqueado tenha sucesso e alcance seus objetivos. No entanto, buscamos franqueados com perfil empreendedor; parceiro da marca (segue os padrões da franquia); gestão e organização; habilidade comercial; e flexibilidade operacional”, diz Mol.

O franqueado, tem a responsabilidade de garantir o bom funcionamento da unidade, mas pode atuar como gestor direto (participando ativamente da operação), ou investidor (foca na administração e delega a operação a um gerente). “Entre o papel do franqueado no negócio está garantir a qualidade dos serviços prestados na unidade; gerenciar a equipe, garantindo um atendimento eficiente; acompanhar o desempenho financeiro, controlando faturamento e fluxo de caixa. E expandir a atuação, buscando parcerias e novas oportunidades. Independente do nível de envolvimento, o franqueado tem o papel estratégico de fazer a unidade crescer e se tornar lucrativa”, enfatiza o CEO da franquia Acquazero.

Suporte diferenciado

A Acquazero oferece um suporte estruturado para garantir a eficiência e o crescimento da rede, principalmente por se tratar de 190 unidades ativas. Para isso, são vários profissionais e departamentos envolvidos para garantir que cada franqueado tenha todo o suporte necessário para operar com eficiência, inovar e se destacar no mercado.

Entre eles, é possível destacar setores como: Consultor da marca (acompanha a unidade com orientações estratégicas); Gerente operacional (supervisiona o desempenho e auxilia na otimização da operação); Departamento técnico (dá suporte na execução dos serviços, garantindo qualidade e padronização); Departamento de marketing (auxilia na divulgação da unidade com materiais e estratégias promocionais); Grupo técnico de suporte (equipe especializada para solucionar dúvidas e aprimorar processos); Empresa de consultoria externa (acompanha as unidades de forma virtual analisando indicadores de desempenho, identificando pontos de melhoria e garantindo que os padrões da franquia sejam seguidos corretamente).

A franquia também possui uma estrutura completa, como Plataforma de cursos online, abordando desde o operacional até gestão e vendas; Eventos mensais e semanais, promovendo interação, capacitação e alinhamento com a rede; Eventos presenciais, proporcionando aprendizado prático e networking entre franqueados; Capacitações frequentes, garantindo atualização constante sobre técnicas, gestão e tendências do mercado; Plataforma de comunicação direta, facilitando o contato entre franqueados e equipe de suporte; Rede de transmissão Acquazero, para envio de comunicados e atualizações em tempo real, e Programa de excelência operacional, premiando as unidades com melhor desempenho.

Expansão

Presente em 23 estados, a Acquazero possui uma unidade própria, utilizada inclusive como modelo e referência para a rede, localizada na cidade de Belo Horizonte/ MG, onde se encontra a franqueadora, e 190 unidades franqueadas.

“Com as novas modalidades de lavagem e a expansão da presença física, o objetivo é levar os serviços para mais cidades, aproveitando o crescimento da demanda por soluções automotivas eficientes e diversificadas. A estratégia inclui tanto a abertura de novas unidades quanto o fortalecimento das franquias já existentes, consolidando a marca como referência no setor”, afirma Mol sobre a expansão este ano da Acquazero.

Para 2025, a projeção da Acquazero é ultrapassar 300 unidades ativas no Brasil, e alcançar faturamento de R$ 100 milhões.

Internacionalização

Mol revela que a Acquazero está em processo de implantação com unidades em países como República Dominicana e Paraguai. A estratégia de crescimento internacional busca um perfil específico de empreendedor: master franqueado.

O master franqueado é responsável por desenvolver a marca em um novo país, replicando o modelo de negócio localmente. O modelo de negócio pode sofrer adaptações conforme o mercado, considerando hábitos de consumo e regulamentações de cada país. Novas oportunidades internacionais podem surgir, desde que haja um parceiro estratégico com o perfil ideal para liderar a marca fora do país junto com a franqueadora. Para isso, o CEO da Acquazero espera abrir ao menos 10 unidades este ano em cada um desses países.

“O setor automotivo está em expansão, com maior demanda por serviços de manutenção e estética veicular. O crescimento da frota, a busca por conveniência e eficiência, além do aumento do atendimento a frotas corporativas, tornam o mercado promissor. A preocupação com sustentabilidade também impulsiona novas oportunidades. Tudo isso impacta no crescimento da franquia, e para quem busca empreender com uma marca sólida e rentável no mercado”, finaliza Henrique Mol.