Franqueados de escolas de idiomas da Pearson – líder mundial em soluções para a educação – estão diversificando seus negócios ao abrir salas de aula dentro de colégios ou de instituições de ensino superior (IES). A iniciativa faz parte do programa de Education Centers Pearson, que estimula os empreendedores a ampliar suas franquias ao firmar parcerias com outras escolas.
Pelo programa, o proprietário de uma unidade das marcas de escolas de idiomas Wizard by Pearson, Yázigi e Skill formaliza uma parceria com escolas de educação básica ou superior próximas à região onde está sua franquia. O empreendedor instala salas de aula para oferecer cursos de idiomas a alunos regulares da escola parceira. As salas são montadas respeitando o mesmo padrão de instalação e identidade das marcas e contando com os recursos disponíveis em qualquer unidade regular da franquia escolhida.
“A principal vantagem para o aluno é o oferecimento de um curso de idiomas especializado dentro da instituição de ensino onde ele já estuda, indo além da grade curricular normal”, explica Luciano Kliemaschewsk, presidente da Pearson Brasil. “Para os pais, há a comodidade de não precisar levar os filhos a um outro local para estudar um idioma estrangeiro”.
Os colégios ou IES que firmam parcerias com os franqueados Pearson podem aproveitar espaços ociosos. Há também a questão econômica, pela renda gerada no acordo de parceria firmado com o franqueado, além do diferencial de concorrência que é dispor de uma escola de idiomas em suas próprias instalações.
Escolas investem em franquias próprias
Além dos Education Centers, mantenedores de escolas de educação básica e IES têm investido na aquisição de franquias para a instalação de escolas de idiomas dentro de suas unidades de ensino. “A aquisição de uma franquia é uma oportunidade que o mantenedor tem de diversificar seu negócio e oferecer um aprendizado de idiomas especializado a seus alunos”, explica Luciano Kliemaschewsk. “Além disso, o fato de a escola já ter sua própria estrutura reduz significativamente os custos de abertura do negócio, tornando esse investimento bastante atrativo”.