Royalties compõem uma taxa mensal que o franqueado paga à franqueadora pelo uso de sua marca. Essa taxa pode ser cobrada sobre faturamento bruto, sobre compras ou, ainda, na forma de um valor fixo.
A Gênio da Locação, franqueadora especializada na locação de equipamentos para a construção civil, que oferece ao franqueado a possibilidade de ter uma franquia móvel, instalada em um container e transportada até às obras, acaba de adotar uma nova modalidade de cobrança de royalties, denominada pela marca como royalties regressivos. “Fixamos os royalties em faixas fixas, conforme o tempo de operação do franqueado. Assim, ele começa pagando R$ 200 e, a partir do 37º mês de operação, chega ao teto de R$ 2 mil. Podem parecer progressivos, mas, são regressivos porque, após à maturação do negócio, ele já estará faturando mais e, percentualmente, esse valor será cada vez menor se comparado a um percentual de seu faturamento”, explica Ana Zafalon, Diretora Geral do Grupo Gênio, que também detém a marca Container Segurança.
Explicando melhor, é praxe, no mercado de locação, cobrar-se uma média de 7% de royalties sobre o faturamento bruto, valor que é aplicado, por exemplo, aos franqueados da Container Segurança, outra empresa do Grupo Gênio, que loca containers para a construção civil. Neste caso, se o franqueado fatura R$ 100 mil, por exemplo, ele paga R$ 7 mil de royalties. Porém, na Gênio da Locação, se ele estiver no 37º mês de operação (ou a partir dele), ele pagará apenas R$ 2 mil fixos, mesmo que, a partir daí, fature ainda mais. “Quanto mais ele fatura, portanto, menos paga, porque o percentual é menor sobre seu faturamento”, explica Ana.
A adoção de royalties regressivos pela Gênio da Locação permitirá à marca uma expansão mais rápida. “Queremos que nossos franqueados reinvistam no negócio e até tenham mais unidades franqueadas, afinal, este é um excelente negócio, de fácil operação e potencial de crescimento”, diz ela.
Apenas a título de esclarecimento, o franqueado Gênio da Locação também paga à franqueadora uma taxa de fomento mensal, fixa em R$ 500, para pagamento de prestadores de serviços de publicidade e software de gestão da rede.