A Dr. Shape – maior franqueadora de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, com mais de 70 lojas distribuídas por 16 estados brasileiros e Distrito Federal – acaba de lançar dois programas de fidelização e valorização do cliente: o Clube de Assinaturas Dr. Shape e o Shaper´s Club, programa de fidelidade com cashback. “Temos muitos clientes que são consumidores de nossas lojas físicas, principalmente pelo atendimento personalizado – inclusive com nutricionista à disposição – e por termos linhas exclusivas, como os suplementos das marcas Dr. Shape e Iconic Nutrition, além de outras conhecidas marcas do mercado. Pensamos nesses dois programas para eles e, também, para quem deseja consumir mais em nossas lojas”, comenta Felipe Kalaes, Diretor de Operações da Dr. Shape.
Conforme explica Kalaes, a venda de suplementos alimentares cresceu no ano passado, especialmente por conta da procura por vitaminas ligadas ao reforço imunológico. Em 2021, quando os praticantes de atividades físicas tiveram suas vidas praticamente normalizadas, além do consumo de vitaminas já estar incorporado aos novos hábitos das pessoas, outras categorias de produtos voltaram a ter procura aumentada, como os melhoradores de performance. “Por isso, nossos programas de fidelidade contemplam todas as categorias de produtos”, comenta o Diretor.
Felipe Kalaes explica cada um dos novos programas de fidelidade Dr. Shape:
Clube de Assinatura Dr. Shape – Um clube de assinatura no qual os participantes têm 100% de retorno financeiro. É isso que a Dr. Shape oferece a seus consumidores. Pagando uma mensalidade de R$ 39,90 durante seis meses, os clientes poderão fazer dois resgates de R$ 119,70 a cada três meses em produtos das marcas exclusivas Dr. Shape ou Iconic Nutrition. Mas, os benefícios não param por aí.
Os assinantes encontram descontos em mais de 100 parceiros nacionais nas áreas de vestuário, viagem, beleza e cursos (como Magalu, Petz, Casas Bahia, Amazon, Maislaser e Odonto Special, por exemplo); até 20% de desconto em produtos selecionados nas lojas físicas Dr. Shape; acesso a promoções exclusivas e descontos na pré-venda de lançamentos. “Isso tudo é muito vantajoso para aqueles que estão acostumados a consumir suplementos e os outros produtos das nossas lojas, porque também amplia os benefícios para serem usados com outros parceiros”, ressalta Felipe Kalaes, franqueador da Dr. Shape.
Shaper´s Club – Exclusivo para as lojas físicas, o programa oferece 5% de cashback nas compras acima de R$ 60.
Na prática, isso significa que os integrantes do programa ganham créditos que poderão ser usados nas compras futuras. Esses valores podem ser acumulados e usados em qualquer produto vendido pela Dr. Shape, sempre na loja em que a compra foi efetuada.
O Shaper´s Club substitui o programa de fidelidade anterior da Dr. Shape, no qual os clientes trocavam pontos por produtos. “Atualizamos o programa: agora, o cliente não precisa mais escolher em uma lista de produtos, mas pode usar o crédito em qualquer item que desejar”, comenta Kalaes.
Outro destaque do método escolhido pela Dr. Shape é o valor do retorno obtido pelo cliente, que em outros programas não costuma passar de 1%.
Relacionamento com os clientes é foco da marca
Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para fins Especiais (Abiad), em 2020, existiu um aumento de consumo de 48% em suplementos alimentares no Brasil. A entidade revelou que 59% dos lares brasileiros têm ao menos uma pessoa que consome suplementos.
Para o franqueado, os programas de fidelização são uma forma de manter um bom relacionamento com o cliente, além de aumentar o ticket médio. “A ideia é sempre a de mostrar ao cliente que sua presença em nossa loja traz benefícios mútuos, porque ele também pode ganhar com ela”, diz Kalaes.