A estratégia de crescer com franquias precisa ser vantajosa não apenas para o franqueador, que vê sua marca expandindo-se pelo país: o franqueado também pode beneficiar-se da escala oferecida pelo modelo de negócio e ter algumas lojas, ampliando seus ganhos como multifranqueado.
Essa ideia é apoiada pela Dr. Shape, maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, com 60 lojas em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. A franqueadora motiva seus franqueados a terem mais de uma loja e, assim, conquistarem ganhos em escala. “A partir do momento em que o franqueado consegue gerir bem uma loja, quando ele absorve o know-how que a franqueadora transfere, é hora de pensar em ter mais unidades franqueadas”, diz Roberto Kalaes, diretor de expansão da Dr. Shape.
Assim está ocorrendo com o casal Luiz Guilherme Júnior e Amanda Guimarães. Eles iniciaram a operação da franquia a Dr. Shape em Dourados em 2018. “Eu trabalhei na África e no Oriente Médio por cerca de 11 anos, em multinacional. De volta ao Brasil, conheci minha esposa, Amanda, que é nutricionista, e começamos a pensar em abrir uma franquia. Conhecemos a Dr. Shape e investimos na marca. Deu tão certo que logo abrimos a segunda loja, com o lucro da primeira, em Campo Grande”, lembra.
A loja de Campo Grande estava instalada em um rua com bom movimento, mas Guilherme e Amanda viram a oportunidade de mudá-la para o shopping Norte Sul Plaza, num ponto com boa visibilidade e maior. “Então, decidimos investir e ampliar o mix de produtos. Incluímos mais itens, como os produtos vendidos a granel – alimentos e suplementos – e mais itens de vestuário esportivo. A loja ficou incrível e tem 100 m2”, anima-se o casal.
A princípio, eles temeram pela pandemia, mas a oportunidade e o suporte da franqueadora os fizeram ir adiante. “Sabíamos que a inauguração ocorreria quando da retomada, então, isso já nos deixou mais tranquilos”, diz Guilherme.
Ele conta que precisou investir R$ 140 mil na nova loja – mas, que para abrir uma igual, do zero, seriam necessários entre R$ 350 mil e R$ 400 mil. “Transferimos estoque da loja de rua para esta, então, o valor do investimento foi bem reduzido”, explica.
A nova loja Dr. Shape está faturando alto. “Valeu muito a pena, porque o que vendemos em um dia, no shopping, é o equivalente a uma semana do que vendíamos na loja de rua, anteriormente”, comenta o franqueado.
Empenho e profissionalismo
Não é apenas a mudança de ponto que fez o sucesso dos empreendedores Amanda e Guilherme. Atentos ao mercado e às necessidades dos clientes, eles têm uma equipe bem afinada, com nutricionistas na loja à disposição dos clientes – oferecendo atendimentos personalizados e gratuitos. “Muitos clientes não conhecem os suplementos e os benefícios deles. Quando recebem um atendimento personalizado e especializado, obtêm reais benefícios em saúde e performance e, assim, voltam à loja, sendo fidelizados”, comenta Amanda, que é nutricionista.
Além disso, eles são atentos às orientações da franqueadora. “Guilherme e Amanda são excelentes franqueados. Participam dos treinamentos, são parceiros e aceitam as orientações da consultoria de campo. Por isso, obtêm excelente desempenho”, elogia Felipe Kalaes, franqueador. “É justamente esse perfil que queremos para ser um multifranqueado”, completa.
A meta dos franqueados é a de ter mais lojas, sempre com o faturamento obtido nas anteriores. “Já estamos pensando na próxima”, otimiza Guilherme.